Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

O terceiro pilar do espiritismo: A lei do karma

• Introdução:

- Entrevista com Maurício Braga, ex-espírita

(Acesse no site da rádio o link: http://www.novotempo.org.br/radio/interno.asp?PMA_Codigo=56&NomeDoPrograma=O%20Assunto%20É%20(Interativo) e ouça na íntegra!)

O advogado Maurício Braga foi espírita durante 16 anos e hoje é Cristão.

Hoje vamos saber algo sobre a trajectória dele no kardecismo, descobrir o porquê de ele ter abandonado a doutrina espírita e contar com a participação dele no estudo sobre o quarto pilar do espiritismo: a lei do karma.

 

• Perguntas feitas para Maurício Braga, ex-espírita (Ouça as respostas no site citado acima)

1) Por que você deixou de ser espírita?

2) O espiritismo traz certo “conforto espiritual” às pessoas a respeito de muitas questões da vida que são difíceis de enfrentar: a morte, o sofrimento… Você acredita que algo que traz “paz” pode não ser de origem divina?

3) Explique-nos o que é a “lei do karma”.

4) Em uma entrevista concedida ao programa de televisão Está Escrito você disse: “Se eu anular a Bíblia vou tirar o chão sobre ao qual a casa está construída; já o inverso não, pois, se eu tirar o espiritismo da Bíblia estarei dando a verdadeira explicação aos textos bíblicos”. Foi muito difícil chegar a essa conclusão?

5) Já estudou a Bíblia com um amigo espírita? Qual foi o resultado?

6) Qual o seu conselho a algum ouvinte que seja espírita ou simpatizante do kardecismo e que nos acompanha nesse momento?

Fim da entrevista.

 

O advogado Maurício Braga escreveu o livro Por que não sou mais espírita. Se quiser adquirir esse material, mantenha contacto com a editora Casa Publicadora Brasileira pelo 0800-979 0606 ou pelo site: www.cpb.com.br

• Estudo bíblico sobre o tema.

Pudemos perceber na entrevista com ex-espírita Maurício Braga que a Bíblia não se harmoniza com o os livros de Allan Kardec.

Nessa parte de nosso estudo iremos responder algumas perguntas e analisar com você João 9:1-3 – um dos textos usados “a favor” da lei do karma.

Vamos ler:

“Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram:

Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.” João 9:1-3.

1) Qual é o tema do capítulo 9 do evangelho de João? Não é a lei do karma.

O tema é a cura de um cego de nascença que, de acordo com os fariseus e os discípulos de Cristo – influenciados pela cultura da época – acreditavam que aquele homem era cego porque tinha pecado ou porque algum parente dele havia feito algo de errado no passado (João 9:2; veja também o verso 34).

 

Por isso, na compreensão dos judeus daqueles dias, os filhos pagavam pelos pecados dos pais – algo totalmente contrário ao que ensina Ezequiel 18:4, 20: “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma [pessoa] que pecar, essa morrerá.” “A alma [pessoa] que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.” Veja que mesmo na crença judaica não havia a questão reencarnação.

Alguns fariseus (veja: nem todos), cegos pelo fanatismo, não perceberam que Jesus tinha feito o bem a uma pessoa e O julgaram mal por ter curado no Sábado (leia o verso 16), algo que estava de acordo com a Lei de Deus (Mateus 12:12).

Perceba que os líderes religiosos da época nem fizeram conta do milagre!

A análise contextual e os versos bíblicos de Ezequiel são suficientes para provar que a chamada “lei do Karma” que supostamente é apresentada em João 9 é uma interpretação de Allan Kardec, pois, de acordo com a Bíblia “cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.” Romanos 14:12.

 

2) Então, o que Jesus quis dizer quando afirmou que aquela pessoa nasceu cega para que Deus pudesse mostrar o poder dEle? Não seria isso uma forte evidência de que a Bíblia apoia a lei do karma?

Quando analisamos o significado da expressão “para que” (se manifestassem nele as obras de Deus) no grego bíblico, o aparente problema fica resolvido. “Para que” é uma conjunção grega – “ina” – e um dos sentidos da palavra, com o restante do verso três de João 9 é este: “Já que ele nasceu assim, se manifestarão nele as obras de Deus”!

Portanto, nem perto a lei do karma está presente nesse texto, de acordo com o original.

Deus jamais faria alguém ficar cego apenas para mostrar o poder dEle: “Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal.” Salmo 5:4.

3) Como podemos saber que a conclusão que chegamos a respeito do texto é a correta?

Pela análise do contexto bíblico. Estudamos João 9 e o significado de um termo grego de maneira imparcial.

Portanto, não há como duvidar do que foi exposto, sendo que seguimos as normas de interpretação da Bíblia.

 

4) Podemos dizer que, de certa forma, é injusto o ensino de que todos passarão pelo “karma”?

É claro que Deus usa o sofrimento para aperfeiçoar o nosso caráter (1 Pedro 4:12, 13; 2 Pedro 1:5-11), mesmo não sendo o autor do sofrimento (Jó 1 e 2), mas, jamais usa a dor para nos salvar.

O único meio de salvação é Jesus Cristo (Atos 4:12). Não existe outro método de salvação, muito menos o de se salvar por si mesmo através das obras, de sucessivas “reencarnações”. Basta ler Efésios 2:8, 9.

Além de ser injusto esse pilar do espiritismo conhecido como “lei do karma” ou "causa efeito", ele entra em conflito com Ezequiel 18:4 e 20 – que lemos anteriormente – e exclui uma das doutrinas fundamentais da Bíblia: a do juízo.

A doutrina do juízo nos ensina que Deus julgará cada ser humano “segundo as suas obras” (Mateus 16:27; Apocalipse 22:12) – manifestação da verdadeira fé.

Ensina também que Jesus é o juiz (João 5:22) e que neste momento está no Céu analisando os registros celestiais com Deus Pai e os anjos a fim de comprovar quem realmente é dEle e quem não é.

Veja o que diz Daniel 7:9-10 a respeito: “Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros.”

 A lei do karma também ignora que o juízo está no futuro (assim como o sofrimento dos maus na execução do juízo), como ensina 2 Coríntios 5:10.

Portanto, nesta vida não sofremos uma espécie de “juízo” para “nos aperfeiçoarmos” E, se precisássemos passar pelo “karma” para sermos aperfeiçoados, não precisaríamos de Jesus Cristo e do Espírito Santo. São eles quem nos ajudam a sermos pessoas melhores:

“porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” Filipenses 2:13. “Quando ele [o Espírito Santo] vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” João 16:8.

Não há dúvidas de que e “lei do karma” é um ensinamento que precisa ser totalmente rejeitado por aqueles que querem seguir a Deus e a Bíblia completamente.

 

5) Qual a resposta de Deus para o sofrimento da humanidade?

Deus ensina que sofremos:

1) Em consequência do pecado de nossos primeiros pais (Adão e Eva) e dos nossos próprios pecados – Gênesis 3:17; Romanos 3:23; 2) Pela intervenção direta do diabo que quer nos prejudicar (Jó 1 e 2; 1 Pedro 5:8); 3) Por causa de nossas escolhas erradas – Gálatas 6:7.

 

6) Como Deus irá resolver o problema chamado sofrimento?

Por meio da volta gloriosa de Jesus, quando Ele terminará com o pecado, seu autor – o diabo – e o sofrimento:

“E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.” Romanos 16:20. “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” Mateus 24:30-31. “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” Apocalipse 21:4. “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão” Apocalipse 22:1-3. “Nenhum morador de Jerusalém dirá: Estou doente; porque ao povo que habita nela, perdoar-se-lhe-á a sua iniqüidade.” Isaías 33:24.

Convite:

Duas coisas não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo. A Bíblia é Verdadeira ou o espiritismo é verdadeiro. Depois do estudo de hoje, aceite a Bíblia como sua norma de vida.

Deus tem muito mais a lhe oferecer do que a doutrina da reencarnação.

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Miguel Sousa 01.10.2010


    Eheheheh…. tem umas piadas muito engraçadas, tem tem…
    Diga lá então, chico esperto, como se lê a Bíblia?! O seu comentário não tem qualquer crédito.
    Porque razão diz que a foto que está no perfil não é da minha amiga? Estou a ver que é daquelas pessoas que cria páginas na web e coloca fotos de outros como sendo suas e, por conseguinte, julga os outros da mesma forma.
    Num aspecto tem razão, a foto não é a D. Helena; a minha amiga é muito mais do que aquela foto e aquele semblante luminoso. É algo que foto nenhuma consegue transcrever.
    A sua opinião, para mim, não vale nada e, mesmo se não conhecesse a minha amiga pessoalmente, nunca duvidaria da foto pois ela é uma mulher verdadeira coisa que não deve saber o que é.
    Mudando de assunto, esclareça-me uma coisa: a “limpeza psíquica” que apregoa no seu site, é realizada a seco ou é na máquina de lavar a altíssimas rotações?!! Tenha santa paciência, depois a minha amiga é que “está a ser financiada…”
    Você passa de uma pessoa fútil.
  • Imagem de perfil

    oqueeoespiritismo 02.10.2010

    Agora aqui (o sr. Miguel Sousa)
    faz-me lembrar um acontecimento existente numa festa,(so lembra não é) onde a figura principal entra tão desgovernado que corre atrás de tudo e de todos para ver se os apanha.
    Comece por tentar perceber a quem é que se está a dirigir, pelo que me é dado a perceber foi contratado como reforço mas, por este andar, vai-lhe acontecer o mesmo que ao Carlos Queirós.

    Já agora gostaria de o informar que existem máquinas de lavar com 1000 rpp e silênciosas, limpam e lavam muito bem tiram nódoas e tudo limpam e secam.
    Mas para "limpar o seu psiquismo" ainda não foi inventada nenhuma máquina.
  • Imagem de perfil

    Miguel Sousa 02.10.2010

    1º) O meu comentário não lhe foi dirigido, a não ser que seja a mesma pessoa e aí temos um caso de dupla identidade (RR e/ou oqueeoespiritismo);
    2º) Contratado como reforço! Eu?! Por quem?! E já agora, a quem me dirijo? Deixe-se de pantominices;
    3º) Não sou reforço de ninguém e, como já deve ter percebido, a minha amiga não necessita de quaisquer defensores;
    3º) Fala em máquinas de lavar com 100 rpm (e não rpp como disse); para que preciso de uma sucata dessas quando tenho uma com 1600 rpm!!
    4º) Quanto à limpeza psíquica não irei alimentar o assunto até porque considero pura tanga. Mais um método para retirar dinheiro das pessoas “cegas”, pessoas essas que se afastam cada vez mais de Deus. Se o pessoal arregaçasse mas era as manguinhas e colocasse as mãos ao trabalho talvez o país não estivesse como está e, por conseguinte, não haveria tempo para psicoses
    5º) Num comentário seu: “…Já lhe disse anteriormente que conheço e muito melhor do que a irmã a historia da Saulo…. Quanto a Isaias; gostaria que me explicasse se escreveu antes ou depois de ter ido pró Céu no carro de fogo puxado por cavalos? (os cavalos seriam de raça lusitana ou puro sangue árbe? e se o carro levava fogo no rabo, os cavalos iam lá a fazer o quê?…” béu, béu, béu, pardais ao ninho “…Aja paciência para tanta ignorância!!!!!!!!!!!!!!....” acaba por demonstrar que aqui o único ignorante é o senhor e passo a explicar no ponto seguinte;
    6º) Não foi Isaías mas sim Elias que "...Indo Eles andando e falando, eis que um Carro de Fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho." (2 Reis 2:11) - aconselho-o a ler todo o capitulo 2. - e o ignorante aqui sou eu? ou a minha amiga? Tenha dó, e ainda tem a distinta lata de dizer “Já lhe disse anteriormente que conheço e muito melhor do que a irmã a historia da Saulo” deve conhecer deve….
    7º) Já que brincou com a subida aos céus de Elias, e não Isaías como referiu, aprenda um pouco:
    Elias não morreu, mas foi arrebatado por Deus. Como ele não morreu, ele não foi levado propriamente ao céu. Na palavra de Deus, em Génesis, fala-se de Henoc de modo misterioso, dizendo que "Deus o levou", contrastando com a expressão usada com os demais nove Patriarcas dos quais se diz repetidamente: "e morreu"( Génesis 5:1-32). Alguns afirmam (e eu acredito nisso) que Henoc e Elias serão as "duas testemunhas fiéis" que virão combater o Anticristo, e que serão mortas por ele. (Apocalipse 11:1-7). Para que lugar Deus levou Elias e Henoc, não se pode saber, mas seguramente não é no céu, porque eles ainda não morreram, e, como já lhe disse, serão mortos pelo Anticristo.
    8º) Recomendo-lhe que não procure excogitar o que Deus não revelou. A humildade nos “manda” ler a Palavra de Deus, aceitando com humildade aquilo que Deus não deixou claro, mas permitiu apenas entrever.
    9º) Não tenho a menor duvida que o diabo existe e que tolhe a mente de que decide fazer dele o seu “deus”, mas julgam-se os maiores.
    10º) Enfim…. haja feno
  • Imagem de perfil

    oqueeoespiritismo 03.10.2010

    Ao Caro Sr. Américo vou começar por lhe dizer que não vou conseguir responder-lhe num só comentário, vou divídi-los para ser mais fácil de compreender (ou não).
    Entendi respoder-lhe na medida em que face a outros comentários aqui apresentados da vossa parte "a musica é sempre a mesma" o que muda são os gaiteiros.
    Em relação á máquina; a diferença entre nós é significamente sentida, (existe uma diferença de 900 rpp, eu eu escrevi 1000 o Sr. entendeu 100,) ou seja, a vossa faixa vibracional (espiritualmente falando) está muito fraca.
    Ao mesmo tempo, achei por bem dar a minha opinião, na medida em que fiquei a saber através do sr. (R R) de algo que mais à frente irei falar, estava longe de saber que Deus para ser conhecido exige pagamento, (contribuição monetária) uma espécie de PEC, à portuguesa! (Pagamento Espiritual por Conta).

    Citando-o; "como já deve ter percebido, a minha amiga não necessita de quaisquer defensores;"
    O que a sua amiga precisa e urgentemente é que orem por ela, se de facto é amigo comece a aprender a orar, ore por si e tb por ela.
  • Imagem de perfil

    Maria Helena 03.10.2010

    Como não tem nenhum Américo por aqui, presumo que se enganou no Blog onde pretendia comentar. Como tal, vou apagar os comentários dirigidos a alguém que não passou por aqui.
    Corrija o seu erro comentando no lugar certo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.