Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Afinal, em que ficamos?

Deus criou todos os espíritos simples, ignorantes/atrasados? Ou Não?

 

Ao contrário do que ensina a Palavra de Deus: «E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; [...]» Gênesis 1:31 «Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.»
Eclesiastes 7:29, a doutrina espirita ensina que Deus criou todos os espíritos simples, ignorantes e atrasados:

 

 — Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento. [...] Deus não criou Espíritos maus; criou-os simples e ignorantes, ou seja, tão aptos para o bem quanto para o mal; os que são maus, assim se tornaram por sua vontade. (O Livro dos Espíritos, Cap VII — 115, 121)

 

Mas, agora, já há por aí alguns que na tentativa de dar uma explicação melhor para algo que, se bem examinado, transforma Deus num carrasco, dizem:

 

«No meu modo de ver, Deus cria todos os espíritos puros, originais, e deixa-os livres para tomar o seu caminho. Os que se desviam da Luz, saem da rota e têm de recomeçar até acordar para ver a Luz novamente, seguir em frente, conforme ensinou Jesus.» (José Geraldo da Costa)

 O problema é que esta falácia é demasiado confusa e impraticável.

Se todos foram criados puros, se desviam da luz (seja lá essa luz o que for) e saem da rota... Ao recomeçar de novo (pleonasmo!?), não recomeçariam puros — o estado inicial no qual se encontravam antes de saírem da rota?

Este ensino não tem qualquer lógica. Jesus ensinou homens e mulheres — seres humanos que são semente de Adão —pecadores por natureza, não espíritos sem corpo criados puros ou ignorantes e atrasados!

 

Há muitos problemas com estas teorias kardekianas:

 

—  O que são "espíritos" sem corpo? Existem homens/mulheres sem corpo? Um espírito sem corpo não é um ser humano. Logo, porque é que alguém sofreria no corpo algo que foi feito no espírito?

— Se todos os espíritos são imperfeitos — porque Deus os criou assim — por muitas explicações que Kardec tente dar, a culpa de todo o sofrimento a que os tais espíritos estão sujeitos tem que ser atribuída a Deus e não ao ser humano. Este ensino do espiritismo, por si só, atira a culpa de todo o mal para cima de Deus e desresponsabiliza o homem pelo mal que faz, certo?

 — Onde está a justiça e o amor deste deus do espiritismo?

 

Uma questão à qual a Bíblia responde claramente, mas o espiritismo não consegue responder é:

 

— Onde começou o mal?

 

A reencarnação explica que, tudo o que alguém sofre na vida presente, é o pagamento pelo mal que fez em vidas passadas.

 

— Mas, então, quem foi o primeiro ser humano a fazer mal?

 

— Quem era você quando fez o mal pela primeira vez? Contra quem fez mal? Qual foi o mal que fez?

 

— Sabemos que no princípio só existia Deus, logo, será que a doutrina espírita atribui o mal a Deus? Foi Ele o primeiro a fazer mal a alguém? A quem?

 

— Como é que Deus pode ser bom e justo ao criá-lo tão imperfeito e ao condená-lo por faltas das quais não tem consciência e que são inevitáveis dada a forma como foi criado?

 

— Como é que você se pode arrepender de algo que nem imagina ter feito, a fim de corrigir isso? Pior, como arrepender-se de algo que nem sequer é culpa sua e sim daquEle que o criou? 

 

Não há resposta satisfatória fora de Cristo e da Sua Palavra, a Bíblia. E ela é muito clara no seu ensino: «Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.» Romanos 5:12

Como disse David: «Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.» Salmos 51:5

 

Exactamente porque todo o descendente de Adão [eu e você] nasce pecador, Deus enviou o seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo para pagar o preço pela salvação do homem. Como tão maravilhosamente expôs o apóstolo Paulo: 

«Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um [Adão] morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.» Romanos 5:15-19

 

O espiritismo não tem respostas, só mentiras!

 

espiritismo-a-mentira-continua.jpg