Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

O que é que João queria dizer com:

«Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.» 1 João 4:1-3

 

Basta ler o contexto do Evangelho e das cartas de João para percebermos o que o apóstolo queria dizer:
A menção ao Espírito santo em 3:24 instiga João a informar os seus leitores que existem outros espíritos; ou seja, espíritos demoníacos, que geram falsos profetas e falsos mestres (com por ex. Allan Kardec) para propagar sua falsa doutrina. Os cristãos devem ter um cepticismo saudável com relação a qualquer ensino, ao contrário de alguns nas congregações de João que tinham a mente muito aberta, aceitando qualquer pessoa que afirmasse ter um novo ensino acerca da fé (algo que Kardec faz em mil oitocentos e troca o passo). Os cristãos devem ser como os de Bereia, que estudavam a Palavra de Deus e examinavam as Escrituras para distinguir a verdade do erro (Atos 17:11-12). 
Antes de aprovar ou rejeitar qualquer ensino, os cristãos devem submetê-lo à prova (1 Tessalonicenses 5:20-22), comparando-o rigorosamente com a Escritura. 
Ao colocar "espíritos" junto com falsos profetas o apóstolo faz com que os seus leitores se lembrem de que por trás dos falsos mestres humanos que propagam falsas doutrinas e o erro estão demónios inspirados por Satanás (Atos 20:28-30). Os falsos profetas e mestres humanos são expressões físicas de fontes espirituais demoníacas (Mateus 7:15; Mc 13:22). João oferece-nos um modo de avaliar se o propagador da mensagem é um espírito demoníaco ou o Espírito Santo. A primeira prova de um verdadeiro mestre é o reconhecimento e proclamação de que Jesus é o Deus encarnado que se fez homem. A construção grega não significa que eles confessam apenas a vinda de Cristo à terra, mas que confessam que Ele veio à terra em carne humana, ou seja, o seu corpo humano era fisicamente real. Tanto a humanidade como a divindade plenas de Jesus devem ser igualmente defendidas pelo mestre que quiser ser considerado genuinamente do Espírito. O Espírito Santo testifica acerca da verdadeira natureza do Filho, enquanto Satanás e as suas forças distorcem e negam a verdadeira natureza de Jesus. João, divinamente inspirado, ressalta a importância crucial ad sã doutrina expressa na Palavra de Deus como único padrão absoluto e confiável.
Esses falso mestres que, como Kardec, negavam a verdadeira natureza do Filho devem ser identificados como os anticristos de 1João 2:18-19.

 

«Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam connosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.» (1 João 2:18-19).

 

Espiritismo é erro e engano. Não se deixe manipular.

manipulação.jpg