Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Os Extraterrestres Evoluídos de Allan Kardec - 2ª parte

Para melhor compreensão do leitor, identificaremos cada descrição feita e seu respectivo autor/veículo, pois entre Allan Kardec e outros autores espíritas há grandes divergências.

1. VÉNUS

PELA CIÊNCIA: Esse planeta foi o primeiro a ser observado de uma nave espacial, em 1962. Mas, foi a partir de 1970 (nave espacial Venera 7), quando as sondas começaram a pousar nesse planeta e recolher amostras, que o conhecimento venusiano prosperou. É conhecido como planeta “gémeo” da Terra. É o planeta mais próximo da Terra (38,2 milhões de quilómetros) e a sua translação é de 225 dias da Terra. Grandes e espessas camadas de ácido sulfúrico envolvem todo o planeta, que é extremamente quente e seco. Não há água líquida por causa da alta temperatura. Nos maiores picos a temperatura é de 13ºC, mas a temperatura média na superfície chega a exorbitantes  465ºC. A sua atmosfera é composta por dióxido de carbono com pouca quantidade de nitrogénio e vapor de água. A sua atmosfera contém traços de argónio, monóxido de carbono, neónio e dióxido de enxofre. A sua pressão atmosférica é cerca de noventa vezes maior do que a pressão atmosférica da Terra.

PELO ESPIRITISMO: O ar é subtil, como o das altas montanhas terrenas, mas impróprio para os terrestres. O mar é profundo e calmo. Divisões, querelas e guerras são desconhecidas. As artes sublimes substituem a indústria terrestre. Os habitantes são semelhantes aos da Terra e têm adoração constante e activa ao Ser Supremo, mas sem cultos. A alimentação é feita à base de frutas e de lacticínios. Eles ignoram a nutrição por carne e não existem doenças. A expectativa de vida é infinitamente mais longa do que a nossa e a velhice é o apogeu da dignidade humana. As suas vestes são uniformes no formato de grandes túnicas brancas. (Revista Espírita – Allan Kardec).

Vénus é um mundo análogo à Terra e menos privilegiado ainda. As estações rápidas produzem bruscas variações de temperatura (Federação Espírita Brasileira – Livro “Urânia”).

1. JÚPITER

PELA CIÊNCIA: As observações desse planeta que leva o nome do deus supremo romano iniciaram-se em 1973 pela nave espacial Pioneer 10. Entretanto, apenas em 1995 a sonda Galileo começou a orbitar em Júpiter recolhendo valorosos dados. Em 2003, os gestores do projecto chocaram a Galileo na atmosfera de Júpiter para evitar que ela se chocasse com uma das satélites naturais de Júpiter, a Europa, e a contaminasse. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e possui dezasseis satélites naturais. O seu volume é maior que o de mil planetas como o nosso. É, basicamente, uma grande bola de gás e líquido com alguma ou pouca superfície sólida. A sua translação é de quase doze anos terrenos. A sua densidade é de, aproximadamente, ¼ da Terra. Os cientistas presumem que o planeta seja constituído, primariamente, por hidrogénio e hélio (os elementos mais leves). A força gravitacional em Júpiter é 2,4 maior que na Terra. A sua atmosfera é composta por 86% de hidrogénio, 14% de hélio e pequenas quantidades de metano, amónia, fosfino, etano, germânio e monóxido de carbono. A famosa mancha vermelha de Júpiter é um grande furacão de gás de 360 km (medida da borda) com um diâmetro igual a três vezes o do planeta Terra. A temperatura média nesse planeta é de gélidos -145ºC. No único local onde a temperatura é de 21ºC, a pressão atmosférica é dez vezes maior do que na Terra e não há qualquer superfície sólida.

PELO ESPIRITISMO: Mais avançado dos planetas do Sistema Solar. Seus habitantes possuem corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza. Deslocam-se roçando o solo, sem fadiga (como os peixes e as aves). Na morte, os corpos não são submetidos à decomposição pútrida, pois dissipam-se. Alimentam-se de frutas, plantas e emanações nutritivas do meio ambiente. A expectativa de vida é de cerca de quinhentos anos e quase não há doenças. A infância dura apenas alguns dos nosso meses. A linguagem de espírito a espírito é articulada. As suas ocupações são puramente intelectuais. Os animais são mais inteligentes do que os animais terrestres, mas sem se aproximar do nosso nível. Os animais são encarregados dos trabalhos manuais. Até a arquitectura está presente. A casa de Mozart está em Júpiter juntamente com a casa dos seus vizinhos, Cervantes e Zoroastro. (Revista Espírita - Allan Kardec);

Júpiter está em período primário de preparação orgânica (Federação Espírita Brasileira – “Urânia”).

1. SATURNO

PELA CIÊNCIA: As primeiras informações colectadas por uma nave espacial (Pioneer-Saturn) em Saturno ocorreram em 1974. Entretanto, foi apenas em 2004 que a sonda Cassini começou a orbitar em Saturno prosperando o conhecimento desse famoso “planeta dos anéis” (que criança nunca desenhou o planeta Saturno?!). É o segundo maior planeta do Sistema Solar e possui 25 satélites naturais. Possui os famosos, mas não exclusivos (Júpiter, Neptuno e Úrano também têm “anéis”), sete “anéis” de Saturno. Todos os anéis de Saturno são constituídos por fragmentos de gelo. Possui um diâmetro dez vezes maior do que a Terra e é, assim com Júpiter, uma grande bola de gás que não tem superfície sólida. Sua translação é de 29 e ½ anos da Terra. A sua atmosfera é composta, basicamente, por hidrogénio e hélio. Possui a menor densidade de todos os planetas, que é 1/10 da densidade da Terra ou 2/3 da densidade da água. Ou seja, o planeta Saturno boiaria se fosse colocando num gigantesco recipiente com água. Saturno também tem baixa temperatura: - 175ºC.

PELO ESPIRITISMO: É menos avançado do que Júpiter. (Livro dos Espíritos – Allan Kardec); Os saturninos são incontestavelmente superiores aos terrestres. Não há vícios nem guerras. Utilizam a electricidade na sua plena possibilidade. Têm habitações de estilo gracioso. A aurora espiritual viu seres estranhos, extraordinariamente feios, evolucionando-se nos ares, em “gracis movimentos”. Os habitantes dedicam-se mais à espiritualidade. Não conhecem moléstias incuráveis. A vegetação é diferente da terrena, pois é azulada. Os mares são rosados. (Francisco Cândido Xavier – Cartas de uma morta).

Saturno é um mundo de paz. Os seus habitantes são seres evangelizados e os seus órgãos de percepção são mais elevados. Os seus corpos são eterizados suportando longos períodos de actividades sem alimentação (feita de sucos vegetais e respiração). A actividade religiosa é intensa, em comunhão com o Plano Espiritual Superior. As casas não têm portas. As construções, em geral, são de material translúcido e flexível (em muitos casos são edificadas construções por mentalização de técnicos seleccionados. O tráfego é intenso, silencioso e suave (Edgard Armond – Às margens do Rio Sagrado).

1. MARTE

PELA CIÊNCIA: Desde o final do século 19, Marte tem sido observada da Terra. Um astrónomo chamado Giovanni V. Schiaparelli referiu ter visto uma “rede de finas linhas escuras” no planeta. Talvez, muitas pessoas se tenham entusiasmado com o que poderiam ser as “linhas escuras”... Entretanto, foi apenas depois da missão Viking, que consistia de duas estações orbitarias e duas sondas que pousaram nesse planeta, em 1976, que o conhecimento deslanchou. O “planeta vermelho” é o “vizinho” da Terra e possui dois satélites naturais. Possui uma atmosfera cem vezes menos densa que na Terra, mas suficientemente densa para suportar um sistema de nuvens e ventos. Tremendas tempestades de poeira acontecem sobre todo o planeta e podem perdurar por meses. Marte é bem mais frio do que a Terra (-125ºC) chegando a 20ºC na região do Equador. Todavia, a temperatura média é de -60ºC. Sua translação é de 687 dias terrenos e sua gravidade é cerca de 38% da gravidade da Terra. A crosta é composta por basalto e, no hemisfério norte, há grandes quantidades de andesita. Há gigantescas montanhas, sendo a maior a Olympus Mons com altura de 27 km e 600 km de diâmetro. Há um sistema de canyons deslumbrante com comprimento de 4 mil km e profundidade de 8 a 10 km em alguns lugares. Muitos meteoros colidem com o nosso planeta “vizinho” e, apesar disso, não somos alvos desses terríveis impactos devido à maior densidade de nossa atmosfera que os destrói. Sua atmosfera é composta por 0,13% de oxigénio, 95,3% de dióxido de carbono, 2,7% de nitrogénio, 1,6% de argônio, 0,07% de monóxido de carbono e 0,03% de vapor de água.

Dos planetas listados até o momento, sondas de exploração de superfície de altíssima tecnologia e altos investimentos foram feitos, sem comparação, em Marte. Essas duas sondas, conhecidas pelos nomes Spirit (“espírito”) e Opportunity (“oportunidade”) chegaram a Marte em Janeiro de 2004 e continuam a nos fornecer importantes informações a respeito do “planeta vermelho”, embora fosse previsto que suas operações durassem apenas três meses. Os dados encaminhados por essas sondas geraram mais de cem trabalhos científicos académicos. Infelizmente, uma das sondas, a Spirit, teve uma de suas rodas danificada e começou a ser operada em marcha a ré arrastando a roda avariada. Todavia, a sonda acabou sendo calçada por uma rocha em sua parte inferior e suas rodas, girando na poeira, impediram que ela continuasse a se locomover pela superfície do planeta. Após inúmeras tentativas para retirá-la dessa situação, os cientistas desistiram e a transformaram em uma sonda estática.

PELO ESPIRITISMO: Marte é menos evoluída do que a Terra (Allan Kardec – Livro dos Espíritos); Marte é a primeira encarnação dos demónios mais grosseiros. São seres rudimentares. A sua vida é curta. Não são canibais, mas a sua vida beira a vida da “idade da pedra” da Terra. Os mares são “furiosos” e não permitem a navegação. (Allan Kardec – Revista Espírita).

Os habitantes têm grande espiritualidade. Não há guerras, só vibrações de paz. Os homens são mais ou menos semelhantes aos terrícolas, mas os seus organismos possuem diferenças apreciáveis. Além dos braços, têm ao longo das espáduas umas ligeiras protuberâncias, à guisa de asas, que lhes prodigalizam interessantes faculdades volitivas. O ar é muitíssimo mais leve. Conhecem os enigmas profundos da electricidade, que usam com maestria. As edificações são análogas às da Terra. A vida em Marte é mais aérea – poderosas máquinas. Embora existam oceanos, há pouca água. Possui sistema de canalização e poucas montanhas (Francisco Cândido Xavier – Cartas de uma morta).

Marte, assim como Saturno, atingiu um estado mais avançado em conhecimentos, melhorando as condições de suas colectividades (Federação Espírita Brasileira – Emmanuel).

Marte tem cidades fantásticas pela sua beleza inaudita: avenidas extensas e amplas, sendo as construções análogas às da Terra. A vegetação, de tonalidade vermelha, é muito mais exuberante do que a terrena. Marte é um “irmão mais velho e mais experimentado na vida”. Os seus habitantes sempre oram ao Senhor do Universo em benefício da humanidade terrena. Os habitantes têm arcabouço físico algo diferente do terrestre. A alimentação se dá através das forças atmosféricas. Há máquinas aéreas possantes que se balouçavam no pé das nuvens. Muitas dessas nuvens são produzidas artificialmente para atender reinos mais fracos da natureza (Humberto Campos – Federação Espírita Brasileira - Novas Mensagens).

A humanidade que habita Marte (de 1 a 1,5 milhão de habitantes) é mais evoluída que a terrestre: não há violência, vícios ou paixões inferiores. Seus habitantes possuem faculdades de telepatia e psicometria. Assim, a linguagem, quase sempre, ocorre por telepatia. Têm cabelos poéticos e resplendentes, quais anjos. Têm protuberâncias semelhantes a asas, ao longo das espáduas. Na velhice, o espírito parte para o espaço antes do aniquilamento vital. A alimentação é inteiramente vegetariana. Vários seres que viveram algum tempo em Marte não se adaptaram e, em consequência, migraram para mundos “aquém de Marte”. Alguns marcianos perambulam na Terra. As relações sexuais no matrimonio se dão pelo “plexus abdominais”, sem impurezas do sexo orgânico. As mulheres estão livres do “delivramento”. Moralmente, Marte está mil anos à frente da Terra. No campo científico, quinhentos anos. O transporte aéreo representa 75% de todos os meios de transporte e é absolutamente seguro. Existem aeronaves para viagens interplanetárias, tripuladas ou não (Hercílio Maes – A vida no planeta Marte).

Marte tem habitantes pensantes e é semelhante à Terra, mais adiantado na senda do progresso. Os habitantes são muito superiores aos da Terra. São maiores e mais leves que os terrestres. Transportam-se por navegação aérea (frotas movidas pela electricidade). São de origem sextúpede: bípedes, bimanos e bialados (duas asas). Têm doze sentidos que lhes permitem comunicação directa com o universo. Não há alimentação, pois sua nutrição se dá por renovação celular através de respiração similar a das árvores terrestres. As construções são edificadas pelo pensamento e todos os trabalhos materiais são executados por máquinas e sob a direcção de algumas raças aperfeiçoadas de animais. As concepções e nascimentos lembram mais algo parecido como a fecundação das flores. A luz sobre os habitantes de Mare não produz a respectiva sombra. Marte já mandou sinais para a Terra, mas sem resposta (Federação Espírita Brasileira – Urânia).

ET.JPG