Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

JESUS CRISTO _ A EVIDÊNCIA DOS FACTOS

Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe:

 

És tu aquele que estava para vir, ou havemos de esperar outro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. E bem aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço. (Mateus 11:2-6)

 

Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, testificam a meu respeito. (João 10:24,25)

 

Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. (João 14:11)

 

Não se limitou às palavras, aos discursos, à conversa e ao diálogo com os mais variados interlocutores.

A palavra foi seguida dos actos marcados pelo sobrenatural.

Milagres no domínio do físico, do material e da natureza. Nunca por nunca ser em manifestações que apenas servissem o espectáculo, a impressão pura e simples dos sentidos.

Eram as necessidades humanas que estavam em foco.

Mais do que contrariar as leis naturais presentes, trata-se de anunciar o funcionamento de uma natureza não afectada pelo drama da queda e do pecado, a proclamação de uma nova era, a antecipação dos novos céus e nova terra, a presença do reino de Deus e dos céus.

Todos essas manifestações são sinais que apontam e mostram a identidade a Sua identidade e falam eloquentemente do futuro que Deus estava a tornar possível de novo para o homem.

 

AUTORIDADE INVULGAR

Tendo Jesus entrado no templo, expulsou a todos os que ali vendiam e compravam; também derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores. (Mateus 21:12,13)

 

Vieram a ele no templo cegos e coxos, e ele os curou. Mas vendo os principais sacerdotes e os escribas as maravilhas que Jesus fazia, e os meninos clamando: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se, e perguntaram-lhe: Ouves o que estes estão dizendo? Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor? E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde pernoitou. (Mateus 21:14-17)

 

Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. e a figueira secou imediatamente. Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira! Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis. (Mateus 21:18-22)

 

Tendo chegado ao templo, estando já ensinando, acercaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, perguntando: Com que autoridade fazes estas cousas? e quem te deu essa autoridade? E Jesus lhes respondeu: Eu também vos farei uma pergunta; se me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. Donde era o baptismo de João? do céu ou dos homens? E discorriam entre si: Se dissermos: Do céu ele nos dirá: Então por que não acreditastes nele? E, se dissermos: Dos homens, é para temer o povo, porque todos consideram João como profeta. Então responderam a Jesus: Não sabemos. E ele por sua vez: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas cousas. (Mateus 21:23-27)

 

Sendo um homem Jesus era muito mais do que todos os homens até então conhecidos e a partir daí conhecidos.

Jesus estava muito acima das limitações, da ignorância, da impotência de todos os restantes homens – ainda os de hoje.

Mesmo após as grandes realizações da ciência, da técnica e das artes, Ele continua a ser muito maior, mais do que isso, Ele é único. Jesus – Deus e Homem – entre os homens.

E porque Cristo não se perturbava face aos ataques, às intimidações, às regras, às tradições dos dignatários religiosos e políticos, a raiva deles foi crescendo até ao ponto de ser condenado à morte e de ser crucificado.

Já na cruz essa raiva não foi satisfeita, porque ainda lá Ele continua a evidenciar a mesma dignidade, a identidade do ser que não pode ser aniquilada, posta em causa pelos outros, pelos sistemas, pelos poderosos ou pela morte.

Por isso crucificado, os mesmos que urdiram a sua condenação e exigiram a sua morte, desafiam-no a sair da cruz.

Mas não tendo saído vivo da cruz haveria de sair do sepulcro passados três dias.

Porque era necessário a nosso respeito que na cruz morresse por nós.

 

No post seguinte:

RAZÕES DA FÉ/ RAZÕES DA INCREDULIDADE