Como receber a Palavra de Deus? _ 3ª parte
Como pode a Palavra de Deus tornar-se mais pessoal e eficaz na sua vida?
Recebendo-a como uma Palavra prática e não teórica.
A Bíblia não é uma mera compilação de livros de revelações, teorias interessantes ou bons conselhos. Ela e uma afirmação absoluta da verdade eterna que deve ser aplicada à vida real.
«Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha» (Mateus 7:24).
Os fundamentos sólidos da casa do construtor obediente resistiram à tempestade. De modo inverso: «Todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato [...] e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína» (Mateus 7: 26-27). Jesus não condenou este homem por ter construído a sua casa sobre maus fundamentos, por não ter ouvido, compreendido ou acreditado nas Suas Palavras mas sim, por não ter agido sobre elas.
«Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos, mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas laborioso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.» (Tiago 1:22-25).
Se pensa que lêr, conhecer e até crêr na Palavra de Deus é mais do que suficiente, engana-se. A Palavra de Deus tem de cumprir o propósito para o qual foi enviada. Isso implica que além de crermos na Palavra a ponhamos em prática. Tiago não disse «esse será bem-aventurado no que crêr», mas sim «será bem-aventurado no que realizar!»
Quando Moisés leu a Palavra de Deus ao povo de Israel, ele respondeu. «Tudo o que falou o Senhor, faremos» (Êxodo 24:).
Com amor em Jesus Cristo
Maria Helena Costa