Diferença entre CRISTÃO e HIPÓCRITA _ Conformidade à Imagem de Cristo
Conformidade à Imagem de Cristo Rom. 8:29
Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
A alegria sublime para qualquer criatura de Deus deve ser a de que O Criador seja glorificado.
Se o filho deve honrar o pai, e o servo o seu senhor (Malaquias 1:6), então, nada mais racional que o Criador ser honrado pelas criaturas que são obra da Sua mão.
O homem, pelo pecado, corrompeu-se, e parte dessa corrupção é a autoconfiança, a auto-admiração e auto-suficiência (Rom. 3:10-18).
Para o homem pecador, Deus está relegado à uma posição de ajudante ou colaborador do homem, seja na esfera de religião, psicologia, filosofia ou na praticabilidade de vida.
A mensagem da Bíblia que revela a vontade de Deus é que o sábio não deve se gloriar na sua sabedoria, nem o forte na sua força; e nem o rico nas suas riquezas mas que aquele que se gloriar, glorie-se em entender e conhecer a Deus que Ele é o SENHOR, o soberano (Jer 9:23,24; I Cor 1:31)!
Essa glória deve ser contínua por toda vida, até no comer e no beber (I Cor 10:31). Os que vivem somente para a glória de Deus são os que o Senhor louva (II Cor 10:17,18).
Por amor de Deus, Cristo Jesus foi enviado para salvar aquele que se havia se perdido (Luc 19:10).
Pela obra divina de regeneração, o homem pecador se torna uma nova criatura que quer e pode glorificar O Criador como O agrada (Efés. 2:4-10; I João 5:18).
A glória que Deus quer receber é por Seu filho Jesus Cristo. O Pai ama o Filho, tanto que entrega tudo em Suas mãos (João 3:35; Mat. 28:18).
É por Cristo, e em Cristo somente, que o Pai é comprazido (Mat. 3:17; 17:5).
Deus não divide a Sua glória com outro (Isa 42:8) e não a divide com Cristo, mas Cristo é o próprio Deus (Mat. 1:23; João 10:30; Heb 1:8; Judas 24,25).
Se vemos Cristo, conhecemos a Deus (João 14:7-10).
A conformidade à imagem de Cristo é a marca dos que conhecem Deus verdadeiramente.
O propósito da própria salvação que O Pai opera é a conformidade à imagem de Cristo (Rom. 8:29).
Ninguém pode amar a Deus de maneira correcta sem amar a Cristo. Cristo é o caminho para Deus, o único caminho (João 14:6).
Cristo é o ÚNICO mediador entre o homem e Deus, (I Tim 2:5).
Ser feito conforme a própria imagem de Cristo é o propósito da salvação.
Aqueles que pertencem a Deus tem uma união com Jesus que é única (João 17:20-23).
Aqueles que pertencem a Deus confessam Cristo de coração. Essa é uma confissão para a justiça, vida e salvação.
A confissão de Cristo é vista através de uma vida de obediência alegre à todas às suas palavras, pois vem de um coração novo e amoroso por Ele, algo que os hipócritas não têm (I João 4:15).
Essa conformidade à imagem de Cristo é reflectida na vida pública, pois uma imagem é uma representação fiel (Dicionário Aurélio).
Aqueles que têm a imagem de Cristo terão o testemunho de que têm estado com Jesus (Atos 4:13), de que têm sido ensinados por Ele (Luc 10:39) e, no fim desta vida, de que serão como Ele (I João 3:2).
Se Cristo perdoou os culpados (Luc 23:34), lavou os pés dos discípulos (João 13:5), comungou constantemente com o Pai (Luc 6:12; João 17) e glorificou o Pai na terra pela obediência completa (João 17:4; Fil. 2:8), os que estão sendo feitos conforme a Sua imagem agirão de forma igual cada vez mais (Próv. 4:18; I Cor 1:30, "santificação"; I Cor 6:11).
Convém nós nos examinarmos para ver se essa representação está sendo feita em nós.
Aqueles que, falsamente, dizem ser de Cristo, os que têm testemunhos vazios, realmente querem passar a imagem de que amam a Deus, mas têm problemas sérios com Cristo.
Para esses uma confissão pública de Cristo os envergonha (João 12:42-50).
Os que estão fingindo ser de Cristo acham a Sua palavra insuficiente.
À mensagem de Cristo como Salvador querem adicionar as obras da igreja, mandamentos ou tradições dos homens (Mar 7:6-9) e as boas obras em prol da humanidade (caridade ou moral).
Com isso, estão querendo "estabelecer a sua própria justiça" (Rom. 10:1-3).
Os hipócritas querem ter uma imagem de amor a Deus, mas na realidade é um amor a si mesmos e a glória do mundo (Luc 18:11; II Tim 3:1-5; 4:1-4; Judas 11).
O pior de tudo é que os hipócritas, que podem crer em Deus ou até fazer obras na esfera da igreja, não são conhecidos por Deus (Mat. 7:23), pois não têm a imagem do Seu Filho.
Qual é a imagem que a sua vida reflecte?
A imagem de Cristo?