Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

O Inferno é realmente eterno? (3)

Uma visão do inferno que está ressurgindo fortemente entre os evangélicos é o aniquilacionismo.

Há pequenas variações, mas, essencialmente, essa doutrina ensina que Deus eventualmente apagará os descrentes de sua existência.

Alguns aniquilacionistas até abrem espaço para a ira divina, mas eles não permitem que ela se estenda além do lago de fogo. Em outras palavras, eles não querem permitir que Deus use toda a força do Seu julgamento, que é o tormento eterno, consciente. Para eles, o lago de fogo é o que consome totalmente e, finalmente, destrói os pecadores. Se eles enxergam a morte como o fim, ou se vêem os tormentos do inferno como sendo limitados pelo tempo, o resultado é o mesmo, uma negação da eternidade do inferno.

“Espere um minuto”, você protesta, “o que acontece com todas as referências bíblicas às chamas eternas e ao castigo eterno?

Mateus 25:46 não diz que os ímpios vão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna? Boa pergunta. Sem uma boa razão exegética, alguns aniquilacionistas têm entendido a palavra “eterno” não como uma duração de tempo, mas com a qualidade do julgamento de Deus. É eterno em qualidade, mesmo que tenha um fim. Outros aniquilacionistas dizem que “eterno” refere-se ao efeito do julgamento divino. Isto é, os resultados do julgamento de Deus na morte, como uma extinção ou aniquilação, ou seja, o estado do não-ser duraria eternamente.

Se você está desdobrando sua mente pra entender isso, você não está sozinho. É difícil conceber um pecador experimentando uma qualidade eterna de julgamento sem ele durar para sempre. Mateus 25:46 ensina claramente que a duração do castigo e da vida são iguais, ambos são eternos. John MacArthur disse,

A punição no inferno é definida pela palavra grega aionios, que significa eterno ou que dura para sempre. Há pessoas que gostariam de redefinir a palavra aionios e dizer: “Bem, isso na verdade não significa para sempre.” Mas se você fizer isso com o inferno, você fará isso também com o céu, porque a mesma palavra é usada para descrever os dois. Se não houver um inferno eterno, então não há um paraíso eterno. E eu vou além disso. A mesma palavra é usada para descrever Deus. E assim, se não há um inferno eterno, então não há um céu eterno, nem há um Deus eterno. É claro que Deus é eterno e, que o céu é eterno, por isso o inferno também é. (John MacArthur, A Testimony of One Surprised to Be in Hell, Part 2)

Agostinho expressou isso com simples palavras à mais de 1500 anos atrás: “Dizer que a vida eterna deve ser sem fim, mas que o castigo eterno deve chegar a um fim é o cúmulo do absurdo.”

Afirmar que passagens como Mateus 25:46 referem-se a eternidade como uma qualidade de julgamento, mas que não dizem nada sobre o tempo de duração, especialmente sem nenhum apoio exegético, é simplesmente ridículo. O significado de “eterno” nessa passagem é claro: dura para sempre.

Aniquilacionistas por vezes tentam explicar “eterno” no sentido de um efeito eterno. Eles dizem que as palavras como destruição e morte se referem a algum tipo de desintegração ou consumo. Deus não vai atormentar os ímpios por toda a eternidade, Ele simplesmente termina a sua existência, e o efeito desse ato singular de julgamento dura para sempre. Como observamos acima, eles permitem que Deus manifeste sua ira, mas apenas por um tempo. Para eles dizer que o castigo divino é eterno é ir muito longe, é uma forma de punição cruel e incomum. Eles acreditam que Deus vai eliminar os perversos da existência, e que a condição de não-existência durará para sempre.

Além do problema metafísico (Como pode ser dito que uma coisa que não existe mais, dura para sempre?), há um problema muito sério com a “cessação da existência” visto que não leva em conta que o legislador é infinito e eterno por natureza. A gravidade de um delito é medida, não apenas pela natureza do ato em si, mas também em relação ao ofendido.

Por exemplo, se um homem esmurra outro homem em uma esquina, ele pode sofrer algumas conseqüências, a acusação de perturbar a paz, assalto, agressão etc. Mas se ele der um soco no presidente dos Estados Unidos, vai acabar passando um bom tempo na prisão.

É mais ou menos assim com as ofensas cometidas contra um Deus santo. Uma vez que uma ofensa contra um legislador finito é finita, a punição para satisfazer a ofensa também é finita. Esse é o princípio por trás do Êxodo 21, olho por olho (vv. 23-25). Mas uma ofensa contra um Legislador infinito e eterno não é finita, é infinita e eterna. Cabe ao juiz determinar a gravidade da infração em si, ou seja, contar uma mentira “branca” versus cometer homicídio, mas a natureza da infração é medida de acordo com a natureza de Deus que é santo e eterno. Da mesma forma, Deus, que é perfeito em justiça, determina a punição que uma infração exige. De acordo com a Sua Palavra, a punição por um delito contra um Deus santo é o tormento eterno no inferno.

Em um nível humano, é compreensível que as pessoas recuem dos ensinamentos bíblicos sobre os tormentos eternos do inferno. É uma doutrina absolutamente terrível e assustadora. É impossível para nós conceber o pecado como um crime tão grave. É difícil aceitar até mesmo que os crimes de figuras famosas como Hitler, Stalin, Pol Pot, Mao, e Osama Bin Laden, mereçam a agonia excruciante e eterna descrita na Bíblia.

Mas isso só mostra o quão pouco nós entendemos a gravidade do pecado por um lado, e a santidade de Deus, do outro.

Os caminhos de Deus são mais altos que os nossos caminhos e Seus pensamentos são mais altos que os nossos pensamentos, não podemos compreendê-Lo plenamente (Is. 55:8-9).

De uma forma desconfortável, pungente e penetrante, a doutrina do inferno eterno confronta a nossa lealdade, revela nossa verdadeira autoridade, e exige que deixemos de lado o que parece-nos razoável e que confiemos no justo juízo de um Deus santo. Quando abraçamos as doutrinas mais difíceis da Bíblia, isso se torna uma das evidências mais significativas de que Deus está nos concedendo fé.

A doutrina bíblica de um inferno eterno dá-nos ainda outro motivo para louvar a Deus pelo evangelho. Foi necessária uma pessoa eterna para satisfazer uma pena eterna contra o pecado, sendo toda a raça humana desqualificada, exceto uma pessoa: Jesus Cristo. Ele é o Filho do homem e o Filho eterno de Deus. Quando Jesus deu a Sua vida, Seu sacrifício satisfez todos os requisitos da justiça divina. Para aqueles que confiam em Jesus Cristo como seu Substituto, Sua morte satisfez a ira eterna de um Deus eterno e justo. Ele levou o nosso castigo em seu corpo, absorvendo ira eterna de Deus. Mas aqueles que não abraçam a Cristo são deixados a si mesmos, eles têm a culpa de suas ofensas contra um Deus eterno, e vão sofrer por isso eternamente, e nunca serão capazes de satisfazer a Sua ira eterna.

Espero que a doutrina do tormento eterno torne vocês sóbrios. Que ela encha vocês de louvor a Deus pela salvação do castigo eterno, e pela vida eterna no lugar daquele. Que vocês se humilhem por perceberem que não estão recebendo o que merecem. E que se inflame em vocês uma paixão por proclamar o evangelho às pobres almas que não têm conhecimento do terror que os espera fora da misericórdia de Deus.

 

 

 

Tradução: Alisson Pedrosa / @alissompa

Original:  Grace to You

 

10 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria Helena 13.10.2011

    Olá Rui! Eu acredito totalmente na Palavra de Deus e Ele próprio disse:
    Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
    Isaías 55:8

    Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
    Isaías 55:9

    Contudo, diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é justo. Acaso não são justos os meus caminhos, ó casa de Israel, Não são antes os vossos caminhos que são injustos?
    Ezequiel 18:29

    Contudo as minhas palavras e os meus estatutos, que eu ordenei pelos profetas, meus servos, acaso nao alcançaram a vossos pais? E eles se arrependeram, e disseram: Assim como o Senhor dos exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos, e segundo as nossas obras, assim ele nos tratou.
    Zacarias 1:6

    Enviarei para o meio de vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e destruirão o vosso gado, e vos reduzirão a pequeno número; e os vossos caminhos se tornarão desertos.
    Levítico 26:22

    E ainda, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi,
    1 Reis 3:14

    Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemés, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos amonitas; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que parece reto aos meus olhos, e para guardarem os meus estatutos e os meus preceitos, como o fez Davi, seu pai.
    1 Reis 11:33

    E há de ser que, se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares polos meus caminhos, e fizeres o que é reto aos meus olhos, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como o fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa firme, como o fiz para Davi, e te darei Israel.
    1 Reis 11:38

    Se Jesus Cristo afirmou de forma clara e sem deixar margem para dúvidas que:
    Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
    Eu creio que Ele é Fiel e Verdadeiro!
    E, não será porque "nós achamos melhor" de outra forma que Jesus Cristo voltará atrás nas suas promessas e em tudo o que ensinou.
    Mas, nunca esqueça, Deus deseja que todo o ser humano O encontre e O aceite.
    Portanto, depende de cada um de nós escolher o lugar onde passaremos a eternidade.
    Deus o abençoe!
  • Sem imagem de perfil

    Rui 14.10.2011

    Olá Maria!

    Qualquer bom dicionário Grego, lhe informará que a palavra aionios (αἰώνιος), também significa "tempo indeterminado".

    E também não é o caso de ficarmos trocando passagens bíblicas baseadas em nossas interpretações:

    Mat 21:31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entrarão adiante de vós no reino de Deus.

    Jesus afirma que os publicanos e as prostitutas também serão admitidos no reino, e que mesmo os fariseus, não serão dele excluídos para sempre.

    Jesus teria mentido sobre isso? Ou dito que nenhuma das ovelhas entregues a ele se perderia?

    Mt 5,25-26: "Põe-te depressa de acordo com o teu adversário, enquanto estás de acordo com o teu adversário, enquanto estás ainda em caminho (da vida) com ele; a fim de que teu adversário não te entregue ao juiz, e o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares até o último centavo".

    Trata-se de saber se Penas Eternas por faltas pontuais, poderiam ser compatíveis com a Soberana Bondade e Justiça de Deus.

    E é esta a discussão que você não quer ter, limitando-se a postar passagens, sem se dar o menor trabalho de interpretá-las, abstendo-se de analisar qualquer consequência advinda delas. Até mesmo no caso de transformar Deus em um vilão mau e cruel. pois que Pai fecharia seus olhos e ouvidos ao clamor de seus filhos? Ele que nos recomenda perdoar setenta vezes sete vezes.

    Ou você daria a seu filho uma pedra, caso lhe pedisse pão?

    Caso queria discutir sobre estas questões, já que a minha fé eu a tenho raciocinada, poderemos dialogar.

    Caso contrário.

    Grande Abraço.

    Rui Campos


    O que é uma vida perante a *sempiternidade?

    *Palavra que deveria ter sido usada caso quisessem dar esta idéia as passagens em questão, em Grego "aidios".


  • Imagem de perfil

    Maria Helena 14.10.2011

    Publicanos e meretrizes que se arrependam... tal como um dos ladrões crucificados com Jesus!
    Rui, a Bíblia não se interpreta por uma ou duas passagens e sim pelo seu contexto, ou seja, a Biblia não precisa ser descodificada por "especialistas" porque ela se interpreta a si mesma e, o Espírito Santo a revela aos corações de todos aqueles que buscam ao Senhor de todo o coração, alma e entendimento!

    Deus o abençoe!
  • Sem imagem de perfil

    Rui 15.10.2011

    "O Espírito Santo a revela aos corações de todos aqueles que buscam ao Senhor de todo o coração, alma e entendimento!"

    Perfeitamente, perdoai vossos inimigos, orai por aquele que vos persegue, perdoai setenta vezes sete vezes.

    Faça isso, e viverás.

    Pois esta é a Vontade do Pai.

    O Pai não pode desmentir a si mesmo, condenado seus filhos à castigos sem remissão.

    Interpretações segundo "O Espirito Santo" neste sentido, podem não ser mais do blasfêmias contra a Bondade Suprema.

    Castigo eterno, tortura sem fim, punição sem remissão, só podem existir na concepção de homens duros e implacáveis de coração, e que tomam as suas próprias idéias, como se Divinas fossem.

    Até.




  • Imagem de perfil

    Maria Helena 15.10.2011

    Oh Rui... não é o Pai que condena! É o ser humano que escolhe, em vida, o lugar onde passará a eternidade.
    Agora, pensando como seres humanos falhos, é claro que nos parece mais lógico Deus, como Pai Amoroso que é, desculpar o pecado e passar-nos a mão na cabeça... Mas não podemos esquecer que a Palavra de Deus nos mostra que Deus odeia o pecado! Deus não suporta o pecado porque Ele é totalmente Santo! E totalmente Justo. Deus passou todo o "Velho Testamento" a avisar o seu povo do que lhes aconteceria se eles desobedecessem à Sua vontade e às Suas leis. E, sempre cumpriu o que havia dito por muito duras e até desumanas que nos possam parecer as Suas sentenças.
    Rui, por muito que lhe custe a aceitar, não somos todos filhos de Deus, mas sim, todos, sem excepção são criaturas de Deus!
    A Bíblia, uma vez mais, é muito clara acerca do assunto.
    Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome (Jesus CRisto), deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
    João 1:12-13
    O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;
    Romanos 8:16
    mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
    Gálatas 4:4-5
    Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele.
    1 João 3:1
    Hoje, no tempo da graça, no qual vivemos até que Jesus arrebate a sua Igreja, é possível decidirmos aceitar o perdão e a graça Redentora de Jesus!
    Deus o abençoe!
  • Sem imagem de perfil

    Rui 16.10.2011

    [red]Rui, por muito que lhe custe a aceitar, não somos todos filhos de Deus, mas sim, todos, sem excepção são criaturas de Deus! [/red]

    Somos seus filhos, pois que somos obra Sua.

    "Hoje, no tempo da graça, no qual vivemos até que Jesus arrebate a sua Igreja, é possível decidirmos aceitar o perdão e a graça Redentora de Jesus!"

    Hoje, o que devemos colocar em prática com a máxima urgência, são os ensinamentos de Jesus.

    Não basta clamar Senhor, Senhor, para ser admitido no Reino.

    Discordo fundamentalmente de você quando afirma que a fé é passiva, trata-se de um ato de aceitação.

    Enquanto eu afirmo que a fé é ativa, e não se acomoda a fórmulas criadas por homens.

    Não é por pertencer a Igreja A, B ou C, ou cumprir rigorosamente sua ritualística, ou crenças, que seremos justificados.

    Seremos justificados se fizermos a Vontade do Pai.













  • Imagem de perfil

    Maria Helena 16.10.2011

    Rui, "Somos seus filhos porque somos obra sua"?
    Desde quando é que uma obra feita por nós é nosso "filho" ou "filha" e, se assim fosse, porque é que a Palavra de Deus ensinaria o contrário?
    Exactamente! Hoje o que devemos colocar em práctica com o máximo de urgência são os ensinamentos de Jesus!
    Vejamos alguns:
    "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
    João 14:6
    "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
    Lucas 10:27"
    "Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
    Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou." João 14: 23-24
    "Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
    Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido .Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. " Mt 5: 17-19.
    "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
    e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram." Mt 7: 13-14
    "Respondeu-lhes Jesus: Ide contar a João as coisas que ouvis e vedes:
    os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
    E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar de mim." Mt 11: 4-6
    "Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
    Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
    Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mt 11: 25-28
    "pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. " Mt 12:40
    "A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho." Mt 13:19
    "Então Jesus, deixando as multidões, entrou em casa. E chegaram-se a ele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
    E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem;
    o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o o joio são os filhos do maligno;
    o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos.
    Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo.
    Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade,
    e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.
    Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.Mt 13: 36-43

    Rui, ficaríamos aqui até amanhã a transcrever o que Jesus ensinou... qual a Sua doutrina!
    Ele também afirmou que morreria, ressuscitaria ao 3º dia, iria para o Pai e um dia, o qual ninguém sabe, senão o Pai, Ele voltaria! Os cristãos anseiam esse dia que está próximo!
    É verdade Rui! Não é porque pertencemos a certa e determinada Igreja e cumprimos seus rituais que somos justificados, mas sim pela fé e pela graça! Jesus Cristo pagou o preço pela nossa justificação! Quando recebemos o Senhor Jesus Cristo como único Senhor e Salvador aceitamos o que Ele fez por nós e passamos a ser novas criaturas, a viver em novidade de vida, as coisas velhas ficam para trás e tudo se faz novo.
    Não somos salvos PELAS boas obras, mas PARA as boas obras, as quais Deus preparou para que andemos nelas. Nenhum cristão convertido é passivo!
    Deus o abençoe!


  • Sem imagem de perfil

    Rui 18.10.2011

    Retire qualquer dos atributos de Deus, e você não terá mais Deus.

    O mal é um não ser, o mal é a ausência do bem, assim como a sombra é ausência da luz.

    O mal não tem existência real, pois como a sombra, depende da ausência de outro ser para existir.

    Desta forma você justifica a sua crença, afirmando que Deus pode odiar, ou condenar seus filhos (somos crias da Vontade Divina, quando alguém cria alguma coisa, pode chamá-la de filha) à castigos eternos por faltas temporárias, mesmo que a pena não esteja de acordo com a transgressão, pois o rigor nem na justiça humana imperfeita, encontraria justificação.

    Deus não pode ser ao mesmo tempo a Bondade Infinita, e o Mal Infinito.

    Qualquer mancha, por menor que seja, macula a toalha alva.

    Deus não é um homem que pode odiar, sentir ciúmes, ou vingar-se.

    Estes são atributos humanos.

    O prejuízo fundamental de sua crença, é que desta forma antropomorfizamos Deus.

    Deus é feito a nossa imagem, e não o contrário.

    Os homens podem odiar eternamente, condenar seus irmãos a tortura eterna?

    Se sim, então estas penas podem existir na imaginação destes homens.

    Mas sinceramente duvido que qualquer um deles prescreveria, se deles dependesse, o enviar seus irmãos para a fogueira eterna.

    Desta forma admitimos que temos mais escrúpulos que Deus.

  • Imagem de perfil

    Maria Helena 18.10.2011

    Deus feito a "nossa" imagem!
    Rui... você precisa ser salvo e, por muito "deus" que se considere, salvar-se não está ao seu alcance!
    Assim como não está ao alcance de ninguém!
    Sem Cruz, sem Cristo, não há salvação!
    Se quer continuar a julgar Deus, ou a achar que Deus é limitado por aquilo que você pensa... meu caro, você está perdido! Mas, como já lhe disse: Enquanto há vida há esperança!
    Deus o abençoe!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.