Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

O estado intermediário do cristão e do incrédulo

O cristão e o estado intermediário

Nós evangélicos cremos que a alma sobrevive e permanece em estado inteligente e consciente no intervalo entre a morte e a ressurreição do corpo. Entendemos que a alma é uma entidade consciente e inteligente que habita no corpo e que se separa do corpo por ocasião da morte física:
“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas, e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos, como eles foram” (ACF) (Ap 6.9-11, ver também Lc 12.4-5 – grifo nosso).

Algumas vezes, as palavras alma e espírito são empregadas como sinónimos para falar da parte imaterial do homem que sobrevive à morte da matéria, o corpo. Quando isso acontece, os termos alma e corpo têm o mesmo sentido. Alguns exemplos bíblicos: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (ACF) (Ec 12.7).

“E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (ACF) (At 7.59).

Os textos de Eclesiastes 12.7 e Atos 7.59 falam da sobrevivência do espírito enquanto que Apocalipse 6.9-11 e Lucas 12.4-5 abordam a sobrevivência da alma como a parte imaterial do homem que sobrevive à morte do corpo, com consciência e inteligência - o “eu” do ser humano. “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?” (ACF) (1Co 2.11). Depois da morte física o cristão vai estar com Cristo no céu.

“Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor” (ACF) (2Co 5.6-8).

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (ACF) (Fp 1.21-23).




O estado intermediário do incrédulo

O incrédulo vai para o Seol-Hades (inferno), e lá permanece em estado consciente de tormento. Hades indica o lugar da alma no intervalo entre a morte do corpo e a ressurreição do corpo, e aparece dez vezes no Novo Testamento.

“... e morreu também o rico e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.” (ACF) (Lc 16.22-25).

Seol-Hades indica o lugar da alma, enquanto o corpo vai para a sepultura (em hebraico, kever, kevurah e, em grego, taphos, mnema e mnemeion). Geena indica o lugar do corpo e da alma depois da ressurreição do Juízo final.

“E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre e o fogo nunca se apaga”. (ACF) (Mc 9.43).

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados”.
(ACF) (2Pe 2.9).


2 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria Helena 30.01.2010

    Olá Ange!
    Obrigada pela sua participação aqui.
    Sinceramente não consigo perceber onde foi buscar tanto preconceito em relação aos protestantes e pior que isso... afirmações totalmente mentirosas com uma falta de verdade confrangedora. Comecei pela segunda parte do seu comentário e concordei com toda a visão da Bíblia Sagrada.
    A igreja de Cristo é a de Actos 1,2... e não a Católica Apostólica Romana que tem como primeiro Papa um homem, Pedro, que NUNCA foi a Roma. E que herdou dos gregos a adoração a muitos deuses e imagens de escultura.Mas adiante: Só nos países latinos a religião católica é maioritária. Engraçado, creio que nunca deve ter pensado nisso, mas todos os países denominados catolicos já sofreram uma ditadura,os outros não, para além de serem países atrasados em todas as outras áreas em relação aos não-catolicos romanos.
    Diz que a Bíblia dos que chama protestantes tem menos livros?
    Não tem os livros que a Bíblia tinha antes que um concílio lhe acrescentasse mais 14 para tentar fundamentar os dogmas que criaram para angariar mais e mais dinheiro.
    Sabe como se baptizavam tantas pessoas para serem católicas? Para aumentar o número. Baptizavam-nas em bebés inventando histórias sórdidas sobre um Deus mau capaz de condenar inocentes bebés se não fossem baptizados antes de morrer, quanto mais cedo melhor. Aos adultos? Criou-se a Santa Inquisição e as Cruzadas... acho que não preciso de lhe contar o que lhes faziam...
    Os protestantes como lhe chama, Cristãos Evangélicos, seguidores da Palavra de Deus têm um compromisso com Deus e com o mundo. Um compromisso de fidelidade total a Deus e de respeitar as leis do mundo.
    Nós adoramos o Santo dos Santos! Aquele que é que era, que é e que há-de ser!A Ele seja dada toda a honra e toda a glória.
    Ao nosso Salvador! Jesus Cristo.
    As suas Bíblias dizem exactamente o mesmo que as minhas (Excepção feita aos apócrifos) que só ha um Deus e UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS JESUS CRISTO.
    O que diz o segundo mandamento da sua Bíblia? O da Bíblia, não o da igreja.
    Homens com Martin Luther Kin, Billy Graam, Marcus Witt, entre muitos outros grandes homens eram pastores daquilo que você apelida de "Protestantes".
    E tem razão. Nós não temos um compromisso com uma religião. Temos um compromisso total e absoluto com Jesus Cristo. Com aquele que teve primeiro um compromisso com todos nós. Um compromisso de amor, intimidade, amor ao próximo, fidelidade e obediência total à Sua Palavra.
    Somos humanos, logo somos falhos.
    Jesu disse: Sede santos, como eu sou santo.
    Lembra-se o que Paulo e Silas fizeram aos que se ajoelharam perante eles?
    Ameaçaram rasgar as vestes, recusaram aquela reverência que só pode ser dada a Deus! E que vocês incentivam.
    Se acredita que a Bíblia é tudo isso que escreveu... diga-me onde está a ordem de adorar santos, auto-infligir-se castigos corporais, purgatório, baptismo em criança, padres solteiros, prociissões, honras e louvores a figuras de homens e mulheres que podem ter sido santos, mas para Deus. Porque Ele não divide a Sua glória.
    rezas para tirar mortos dali pra acolá... onde? Mostre aqui e continuaremos a conversa.
    A religião não salva ninguém meu caro, muito menos a dos meus pais, sabe porquê? Porque Deus não tem netos.
    O que salva é aceitar e confessar Jesus como Único e suficiente salvador, nascer de novo da água e do Espírito Santo e mostrar Jesus a cada dia nas nossas vidas. Isso é ser CRISTÃO! Se a nossa vida e os nossos actos não reflectirem Jesus Cristo... só é cristão da boca para fora.
    DEus o abençoe!
    Deus o abençoe!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.