Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

O estado intermediário do cristão e do incrédulo

O cristão e o estado intermediário

Nós evangélicos cremos que a alma sobrevive e permanece em estado inteligente e consciente no intervalo entre a morte e a ressurreição do corpo. Entendemos que a alma é uma entidade consciente e inteligente que habita no corpo e que se separa do corpo por ocasião da morte física:
“E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? E foram dadas a cada um compridas vestes brancas, e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos, como eles foram” (ACF) (Ap 6.9-11, ver também Lc 12.4-5 – grifo nosso).

Algumas vezes, as palavras alma e espírito são empregadas como sinónimos para falar da parte imaterial do homem que sobrevive à morte da matéria, o corpo. Quando isso acontece, os termos alma e corpo têm o mesmo sentido. Alguns exemplos bíblicos: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (ACF) (Ec 12.7).

“E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (ACF) (At 7.59).

Os textos de Eclesiastes 12.7 e Atos 7.59 falam da sobrevivência do espírito enquanto que Apocalipse 6.9-11 e Lucas 12.4-5 abordam a sobrevivência da alma como a parte imaterial do homem que sobrevive à morte do corpo, com consciência e inteligência - o “eu” do ser humano. “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está?” (ACF) (1Co 2.11). Depois da morte física o cristão vai estar com Cristo no céu.

“Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor” (ACF) (2Co 5.6-8).

“Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (ACF) (Fp 1.21-23).




O estado intermediário do incrédulo

O incrédulo vai para o Seol-Hades (inferno), e lá permanece em estado consciente de tormento. Hades indica o lugar da alma no intervalo entre a morte do corpo e a ressurreição do corpo, e aparece dez vezes no Novo Testamento.

“... e morreu também o rico e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.” (ACF) (Lc 16.22-25).

Seol-Hades indica o lugar da alma, enquanto o corpo vai para a sepultura (em hebraico, kever, kevurah e, em grego, taphos, mnema e mnemeion). Geena indica o lugar do corpo e da alma depois da ressurreição do Juízo final.

“E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre e o fogo nunca se apaga”. (ACF) (Mc 9.43).

“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados”.
(ACF) (2Pe 2.9).


4 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria Helena 30.01.2010

    Olá Ange!
    Obrigada pela sua participação aqui.
    Sinceramente não consigo perceber onde foi buscar tanto preconceito em relação aos protestantes e pior que isso... afirmações totalmente mentirosas com uma falta de verdade confrangedora. Comecei pela segunda parte do seu comentário e concordei com toda a visão da Bíblia Sagrada.
    A igreja de Cristo é a de Actos 1,2... e não a Católica Apostólica Romana que tem como primeiro Papa um homem, Pedro, que NUNCA foi a Roma. E que herdou dos gregos a adoração a muitos deuses e imagens de escultura.Mas adiante: Só nos países latinos a religião católica é maioritária. Engraçado, creio que nunca deve ter pensado nisso, mas todos os países denominados catolicos já sofreram uma ditadura,os outros não, para além de serem países atrasados em todas as outras áreas em relação aos não-catolicos romanos.
    Diz que a Bíblia dos que chama protestantes tem menos livros?
    Não tem os livros que a Bíblia tinha antes que um concílio lhe acrescentasse mais 14 para tentar fundamentar os dogmas que criaram para angariar mais e mais dinheiro.
    Sabe como se baptizavam tantas pessoas para serem católicas? Para aumentar o número. Baptizavam-nas em bebés inventando histórias sórdidas sobre um Deus mau capaz de condenar inocentes bebés se não fossem baptizados antes de morrer, quanto mais cedo melhor. Aos adultos? Criou-se a Santa Inquisição e as Cruzadas... acho que não preciso de lhe contar o que lhes faziam...
    Os protestantes como lhe chama, Cristãos Evangélicos, seguidores da Palavra de Deus têm um compromisso com Deus e com o mundo. Um compromisso de fidelidade total a Deus e de respeitar as leis do mundo.
    Nós adoramos o Santo dos Santos! Aquele que é que era, que é e que há-de ser!A Ele seja dada toda a honra e toda a glória.
    Ao nosso Salvador! Jesus Cristo.
    As suas Bíblias dizem exactamente o mesmo que as minhas (Excepção feita aos apócrifos) que só ha um Deus e UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS JESUS CRISTO.
    O que diz o segundo mandamento da sua Bíblia? O da Bíblia, não o da igreja.
    Homens com Martin Luther Kin, Billy Graam, Marcus Witt, entre muitos outros grandes homens eram pastores daquilo que você apelida de "Protestantes".
    E tem razão. Nós não temos um compromisso com uma religião. Temos um compromisso total e absoluto com Jesus Cristo. Com aquele que teve primeiro um compromisso com todos nós. Um compromisso de amor, intimidade, amor ao próximo, fidelidade e obediência total à Sua Palavra.
    Somos humanos, logo somos falhos.
    Jesu disse: Sede santos, como eu sou santo.
    Lembra-se o que Paulo e Silas fizeram aos que se ajoelharam perante eles?
    Ameaçaram rasgar as vestes, recusaram aquela reverência que só pode ser dada a Deus! E que vocês incentivam.
    Se acredita que a Bíblia é tudo isso que escreveu... diga-me onde está a ordem de adorar santos, auto-infligir-se castigos corporais, purgatório, baptismo em criança, padres solteiros, prociissões, honras e louvores a figuras de homens e mulheres que podem ter sido santos, mas para Deus. Porque Ele não divide a Sua glória.
    rezas para tirar mortos dali pra acolá... onde? Mostre aqui e continuaremos a conversa.
    A religião não salva ninguém meu caro, muito menos a dos meus pais, sabe porquê? Porque Deus não tem netos.
    O que salva é aceitar e confessar Jesus como Único e suficiente salvador, nascer de novo da água e do Espírito Santo e mostrar Jesus a cada dia nas nossas vidas. Isso é ser CRISTÃO! Se a nossa vida e os nossos actos não reflectirem Jesus Cristo... só é cristão da boca para fora.
    DEus o abençoe!
    Deus o abençoe!
  • Sem imagem de perfil

    ange 30.01.2010

    Estive há dias a conversar com um casal amigo, de nacionalidade brasileira, evangélicos, com quem tive oportunidade de dizer algumas coisas sobre as crenças e convicções das pessoas ligadas às suas religiões.

    Quanto a mim, não há uma Religião 'Evangélica', mas sim Igrejas ou lugares de culto onde as pessoas se reunem para ouvir os Evangelhos de Cristo. Ou seja, evangélica é a pessoa que professa os ensinamentos evangélicos de Jesus, independentemente de estar ou não ligada à Igreja Católica Romana ou outra de inspiração cristã (Baptista, Adventista, etc).

    Entendo, pois, que todo o 'evangelista' se integra no espírito do Cristianismo ou Cristandade, sempre que propale a palavra dos Evangelhos de Jesus que nada tem a ver com a lei dos dízimos de Moisés e sim com a Luz do Amor e da Verdade.

    Infelizmente o que se se verifica é uma grande proliferação das novas Igrejas do "Dízimo" (principalmente no Brasil), cheias de 'pastores' ávidos de dinheiro, que sabem discursar e arrastar multidões que se deixam seduzir facilmente por esses novos 'salvadores' de almas que prometem milagres e soluções nas suas vidas, a troco de 10% ou mais dos seus rendimentos, muita gente pobre que apesar de explorada fica 'feliz e extasiada, sendo sim profanado o bom nome de Jesus que não cobrou um dracma de ninguém no tempo em que curou enfermos, deu vista aos cegos, ressuscitou os mortos e pôs paralíticos a andar. Esta é a verdade!

    Mais ainda censuram e criticam as Igrejas ou as pessoas que têm suas imagens de devoção (de "Nª Srª de Fátima" ou outra) ferindo assim a sensibilidade de quem gosta de olhar para uma escultura religiosa, feita de barro ou madeira, ou uma simples pintura, que dalgum modo ajude a concentrar o pensamento na Divindade ou nalgum 'Santo' de suas crenças que obviamente vive noutra dimensão, pedindo ajuda ou protecção.

    Jesus Cristo pouco se importava com isso e nada refere nos seus Evangelhos (Apócrifos ou Sinóticos), apelando sim mais para a Fé, a Esperança, a Bondade, a Tolerância, a Compaixão, o Perdão, a Solidariedade, sobretudo a libertação do erro e salvação das almas pelo conhecimento da Verdade. Mas os 'pastores' evangélicos parece que seguem mais a lei mosaica de outros tempos, do Velho Testamento, sendo a de Cristo mais importante e essa manda amar-mo-nos uns aos outros e darmos de graça o que de graça recebemos em nossos corações.

    De resto, já Jesus dizia no seu tempo para os que induzem em erros as multidões, o seguinte: "Ai dos que não entram (no Reino de Deus) nem deixam entrar os que (pela sua própria fé) já iam entrando"...

    Creio, por fim, que grandes surpresas vão haver, quando esta cambadas de ladrões da fé alheia forem desmascarados e muitas coisas ocultas se vierem a conhecer e verdades não reveladas que ainda estão por dizer.
  • Imagem de perfil

    Maria Helena 30.01.2010

    Em que cremos

    1) Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).


    2) Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o carácter cristão (2 Tm 3.14-17).


    3) Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9).


    4) Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm 3.23 e At 3.19).


    5) Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder actuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8).


    6) No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efectuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9).


    7) No baptismo bíblico efectuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12).


    8) Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15).


    9) No baptismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).


    10) Na actualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co 12.1-12).


    11) Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).


    12) Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).


    13) No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).


    14) E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).

    Anje:
    É isto que define o que você chama de "Protestante" e saiba que pregamos contra a igreja católica, mas sim a Palavra de Deus, apesar da igreja católica!
    Deus a abençoe!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.