Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Espíritos com amnésia ou mentira do Diabo?

Quando perguntamos a um espírita se ele crê em vidas passadas, certamente a resposta é "sim". Quando perguntamos se ele se lembra dessas vidas passadas, a vasta maioria responde "não". E se perguntarmos por que ele não se lembra das vidas passadas, a resposta é aquele velho argumento: "Para eu não me lembrar dos meus erros, e isso me acompanhar por todas as minhas reencarnações." Quanto a pequenina minoria que diz se lembrar de outras existências, quase todos viveram em cidades importantes e ocuparam cargos destacados, foram todos figuras importantes. Nunca encontrei algum espírita que dissesse ter vivido no ano de 1500 entre os índios, que tenham sido varredores de rua ou empregadas de limpeza . Talvez, depois deste artigo, surjam uns dois ou três. Mas vejamos como Allan Kardec (que afirmava lembrar-se quem tinha sido noutra existência... nada mais que um poeta Celta muito famoso Allan Kardec), o codificador da Doutrina Espírita, explica o que ocorre entre uma vida e outra, no que se refere ao suposto "eu esqueci".

"Um fenômeno particular, igualmente assinalado pela observação, acompanha sempre a encarnação do Espírito. [...] O Espírito perde toda a consciência de si mesmo, de sorte que ele nunca é testemunha consciente de seu nascimento. No momento em que a criança respira, o Espírito começa a recobrar suas faculdades. [...] Mas ao mesmo tempo que o Espírito recobra a consciência de si mesmo, ele perde a lembrança do seu passado, sem perder as faculdades, as qualidades e as aptidões adquiridas anteriormente.” - Allan Kardec, A Gênese, página 187, 14a. Edição Revisada e Corrigida, Editora Ide.

O Espiritismo Kardecista ousa dizer que esse fenômeno é assinalado pela observação, talvez para dar o ar de científico. Todavia, isso não pode ser provado. Pura imaginação. É muito fácil ensinar a doutrina da reencarnação desta forma: Eu vivi vidas passadas, mas não me lembro de nada, para não viver magoado. Todavia, lembrar-se dos erros é um excelente modo de nos conscientizarmos de não errar mais. Se uma pessoa tivesse sido assassina numa suposta vida passada, ela teria a chance de viver novamente com a pessoa que ela assassinou, e demonstrar o seu amor por ela. Ambas se lembrariam do fato, e viveriam em amor. Entre uma vida e outra, poderiam se encontrar, receber instruções de como se perdoarem, e receberem então uma nova chance. Mas sabemos que nada disso ocorre, porque está ordenado ao homem morrer uma única vez, e depois vem o juízo. - Ler Hebreus 9:27.

Lembramos também que a Bíblia ensina-nos uma verdade lógica e facilmente aceitável sobre o que ocorre depois da morte. Ao ler este relato, observe que ela nada diz sobre o espírito pensar em retornar para uma nova vida:
"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. [...] Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" - Eclesiastes 9:5, 10.

O Texto afirma que os mortos (evidentemente o espírito deles) não sabem de nada, e o contexto indica que não estão cônscios do que acontece debaixo do sol, ou seja, dos assuntos da terra. Assim, quando se diz que a memória dos que morreram jaz no esquecimento, refere-se ao espírito não ter mais acesso a nós. No que chamamos de estado intermediário, o espírito não tem mais nada a ver com os assuntos debaixo do sol. Mas nada se diz de ele planear voltar numa reencarnação. No além, ou no mundo dos mortos [sheol, no hebraico], não há projetos, conhecimento, nem sabedoria alguma, no que se refere aos assuntos humanos. Claro que o Espírito tem memória, raciocina, tem consciência de si mesmo, mas não tem mais contacto algum com tudo que está debaixo do sol. Ele não projecta, ou planeia, renascer aqui. Jesus nos mostra isso na parábola do Rico e do Lázaro, quando ambos morrem e têm destinos diferentes. O Espírito do Rico, em tormentos, suplica a Abrãao que envie alguém dentre os mortos para alertar seus familiares (do Rico) para que se arrependam. Abraão, que jamais havia reencarnado, pois continuava como Abraão, e há mais tempo no mundo dos mortos (hades, em grego) responde ao recém-chegado Rico qual seria a única forma de um espírito voltar para a terra. Observe:

"Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos." - Lucas 16:30, 31.

Então, afirmar que o Espírito perde a consciência ao nascer aqui na terra, mas quando a criança respira ele recobra a consciência de si mesmo, mas se esquece da sua vida passada - tudo isso nada mais é do que pura história de ficção. Para um espírito vir aqui, segundo a Bíblia, e as próprias palavras de Jesus, nessa parábola, baseada evidentemente em fatos reais, só através da ressurreição. Nem nascer aqui se menciona! Fala-se de ressurreição.

Os espíritas deveriam se preocupar mais em ensinar seus adeptos a se arrependeram e buscarem a Jesus como seu Salvador e, portanto, perdoador, enquanto estão vivos. A morte de Jesus é um milagre, pois ela faz por quem O aceita em seu coração o que nem um milhão de reencarnações seria capaz de fazer - salvar o pecador.

Quanto ao "esquecimento", ou se preferir "amnésia espiritual", uma técnica muito interessante de evitar a busca de provas mais concretas, fazendo o leigo aceitar e pronto, dizemos que não estamos interessados em fábulas como essas. Fazemos nossas as palavras de Pedro:

"Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade." - 2 Pedro 1:16.

Todavia, assim como Satanás usou as escrituras para tentar o absurdo dos absurdos - desencaminhar o Deus encarnado, Jesus Cristo - ele tem usado a mesma táctica através de seus médiuns espíritas para provar mediante as Escrituras que o Espírito, ao reencarnar, perde a lembrança de vidas passadas. Usam o caso de Jesus. Os espíritas nos perguntam:

"Jesus, enquanto na terra, tinha o mesmo grau de conhecimento que possuía antes de vir à terra? Não diz a Bíblia sobre o menino Jesus que ele "crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria"? (Lucas 2:40) Não prova isso que ele deixou de conhecer o que sabia, enquanto espírito, e precisou aprender tudo de novo, numa nova existência?"

Essa argumentação é errônea porque a Bíblia ensina que Jesus é Deus, e sendo Deus, era eternamente pré-existente. A Bíblia, onde os espíritas buscam desesperadamente provas para as suas alucinações, não ensina que nós somos pré-existentes. Os espíritas não crêem que Jesus era Deus, mas apenas um espírito criado como outro qualquer, porém mais evoluído do que todos os que aqui vieram. Então, desconhecem as duas naturezas de Jesus:

Perfeitamente Deus (João 20:28) e perfeitamente homem (1 Timóteo 2:5). Como homem, Jesus era limitado em saber de todas as coisas, pois afirmou que só o Pai sabia o dia e a hora do fim dos tempos (Mateus 24:36), mas como Deus ele sabia de todas as coisas, facto este reconhecido pelos discípulos de Jesus durante a sua vida na terra (João 16:30) e depois de sua ressurreição (João 21:17) E o próprio Jesus mostrou que, como Deus, lembrava-se da glória que teve junto ao Pai antes de haver mundo. (João 17:1-5) Por fim, usar o exemplo de Jesus como tentativa de provar que nosso espírito se esquece das vidas passadas é uma afronta ao Cristianismo. Uma heresia.

Conclusão

Os Espíritas precisam saber das verdades bíblicas sobre o que ocorre quando morremos. Infelizmente, poucos entre nós estudam o que a Bíblia ensina sobre isso. Falta de tempo não é, porque Deus não é mentiroso em afirmar que para tudo há um tempo. (Eclesiastes 3:1) O que precisamos é usar nosso tempo seletivamente para nos aprofundarmos nos assuntos espirituais, e nos capacitarmos para evangelizar os que se encontram em escuridão espiritual. Embora nos reportemos aos irmãos em Cristo, aqui, com palavras de ousadia e corajosas sobre a crença espírita, devemos raciocinar com eles de forma compreensiva e amorosa, sem zombaria.
Precisamos entender que eles são vítimas de um falso-deus, chamado Satanás, o diabo (2 Coríntios 4:4), que tenta promover uma crença que, se fosse verdadeira, reduziria a nada o sacrifício de Jesus por nós, visto que a doutrina da reencarnação apregoa a salvação por méritos próprios através de sucessivas reencarnações, e não pela morte sacrificial de Jesus.

Fonte: Cacp

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria Helena 13.02.2010

    Olá Ange!
    Dá-lhe jeito pensar assim? Sente-se mais tranquila/o? Prefere acreditar nas mentiras e suposicões de Kardec que se contraria a cada passo?
    Não existem dois deuses, existe um Deus tri-uno Pai, Filho e Espírito Santo e o diabo que era um anjo, mas que quis usurpar o trono de Deus, mais os anjos (demónios) que o acompanharam nessa rebelião, aliás faz isso até hoje! E uma das formas que ele encontra de ser servido é enganando as pessoas dizendo não existir e fazendo delas gato-sapato... pior conduzindo-as a uma morte eterna.
    Se você se sente mais conhecedor/a do que Jesus Cristo que nos alertou para a existência do diabo e dos demónios (expulsou muitos) nada posso fazer.
    Mas o facto de você e Kardec afirmarem que eles não existem... não muda em nada o facto de existirem, certo? E eu sei que os demónios são espíritos... os mesmos que se manifestam nas sessões de espiritismo.
    Sabe? Há muitas pessoas que não acreditam que Deus existe, mas Deus sem o homem é Deus e o homem sem Deus, não é nada!
    É como você... condena-se a errar eternamente em supostas vidas que nunca se concretizarão porque recusa a Graça da Salvação que Jesus Cristo lhe deseja oferecer...
    Que Ele tenha misericórdia!
    Ps: Caso desconheça, o texto acima tem mais referências do Novo Testamento do que do Velho... e em nenhuma parte do Novo o Velho é ab-rogado, mas sim cumprido!
    Que tal lêr a Bíblia? Assim comentaria algo que conhecesse...
  • Sem imagem de perfil

    Tiago 24.03.2010

    Interessante o texto mas gostaria de fazer uma pergunta que faço a todos que questionam o espiritismo, leste ao menos as obras básicas da doutrina, ou seja, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Espiritos e O Livro dos Mediuns?

    Caso tenha lido existem alguns pontos em seu texto que dizem que o espiritismo fala uma coisa mas na verdade se olhar nos livros o que ele diz é um bocado diferente....caso não tenha lido, acha certo criticar uma doutrina sem conhece-la? Sem conhecer seus fundamentos e suas explicações?

    O espiritismo não condena nenhuma religião, ele diz que tudo que leva a Deus, ou seja que tudo que pregue o bem e faça com que as pessoa se tornem melhoras é bom. Ele não diz que é a única verdade, ao contrário, afirma que não é só por ele que uma pessoa encontrará a "salvação", ou seja, que uma pessoa que nunca tenha sequer ouvido falar do espiritismo ou de cristo não é de forma alguma prejudicada....

    O espiritismo tem ganhado tanta força e adeptos ao redor do mundo pois explica de forma clara e racional as maiores questões, as maiores dúvidas, não fala por alegorias e o mais importante, os próprios espiritos disseram para se pesar tudo que for ouvido e que se passe pelo crivo, que nada que seja contrário a lei da caridade e do amor ao próximo pode ser da vontade de deus...

    Não sei se irá aceitar o comentário ou não, isso não é o importante, o mais importante é que o leia e se for escrever um novo artigo falando bem ou criticando o espiritismo que o faça com conhecimento de causa, que domine o assunto que vai falar para poder critica-lo ou elogia-lo com mais propriedade.

    Abraços
    Tiago
  • Imagem de perfil

    Maria Helena 25.03.2010

    É triste ser mentiroso Tiago!
    Usar o meu endereço de email para comentar é de covarde.
    Mas... nada a que já não esteja acostumada quando se trata de Espíritas.
    Se pelos menos fosse digno de ser homem, ou até mulher... mas tal como os ratos... acovarda-se e foge.
    Normal quando são confrontados com a Verdade!
    Passe bem. Se puder...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.