Introdução a uma série de post's sobre comentários
Estimados leitores e comentadores deste Blog:
Tenho recebido alguns comentários da Letícia, a primeira pessoa que veio aqui educadamente tentar explicar o que é o espiritismo...
O que a Letícia certamente ainda não entendeu, é que por mais textos espíritas que aqui debite, nada altera o facto de que, o espiritismo se tentou basear na Bíblia cujo Velho Testamento é o Livro da Lei dos Judeus e o Novo Testamento surgiu cerca de mil e setecentos ou oitocentos anos antes de Léon Hippolyte decidir que era Allan Kardec e assim começar a dar ouvidos aos "mortos".
Quando vi o teor dos comentários, verdadeiramente confusos, decidi moderar e responder-lhe em forma de post's.
Eu nunca quis, nem quero impôr o Evangelho de Jesus Cristo a ninguém, porque não é por força, nem por violência, mas pelo Espírito Santo de Deus que, é O único que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, levando-o ao arrependimento.
Desejo, sim, mostrar que a doutrina espírita não mostra O Jesus Cristo Salvador e Redentor, nem tem qualquer sustentação na Palavra de Deus.
O espiritismo não tem respaldo na Bíblia nem é de forma alguma cristão, porque segue os ensinamentos, de um Cristo que nada tem a ver com o Bíblico, Aquele que amou o mundo de tal maneira, que a Si mesmo Se entregou no nosso lugar.
Num dos comentários em que respondia à minha pergunta se alguma vez lia a Bíblia, a Letícia respondeu que sim! Que o fazia todos os dias à luz do espiritismo... mas, se o espiritismo procurou respaldo na Bíblia, não seria de ler os livros espíritas à luz das Escrituras?
Verificar se os textos que Kardec e outros retiraram do contexto mostram algo diferente ou se foram simplesmente escolhidos porque pareciam dar jeito, escamoteando-se o restante?
Sim, porque a Bíblia é a Palavra de Deus (para os cristãos), TODA. Não é esta ou aquela parte... é TODA!
A Bíblia explica-se a si mesma. A Bíblia, ainda que fale de culto, não é um livro de religião. A Bíblia é o livro da vida. Fala de tudo o que diz respeito à vida, sem esquecer nada.
Não é necessário o homem inventar, acrescentar, nem alterar coisa alguma ao que está escrito. É na Bíblia que encontramos todo o plano de Deus para a salvação bem como os avisos de Jesus Cristo e dos Apóstolos contra "outos evangelhos" e as astutas ciladas do diabo, que Kardec decidiu ignorar, afirmando que ele não existe. E, reconheço que até seria bom, mas, eu continuo a acreditar em Jesus Cristo e nos Apóstolos em detrimento de alguém que nem a sua verdadeira identidade usou.
A Bíblia diz que "o caminho dos ímpios é como a escuridão: nem conhecem aquilo em que tropeçam" (Provérbios 4: 19). Diz mais: "Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas..." (Eclesiastes 2: 14). Porque viver sem fé, viver sem conhecimento da Palavra de Deus, viver sem a certeza da salvação, é viver nas trevas e andar no caminho escuro rumo à perdição eterna.
Todavia, poderemos alterar essa situação se reconhecermos verdadeiramente que Jesus Cristo é a luz do mundo.
Como Cristo, e somente Ele, é a luz do mundo, recebamo-Lo como Único Senhor, Salvador, Mestre e Guia!
Vou então iniciar hoje, um novo ciclo de post's onde procurarei mostrar as deturpações do espiritismo quando usa a Bíblia como respaldo.
Quanto à "Doutrina Kardecista" em si, ao "outro evangelho", às trocas e baldrocas, ao palavreado pseudo-científico usado, à aceitação cega da teoria de Darwin, à vida noutros planetas, aos espíritos reunirem-se no Sol... cada um acredita no que quer, somos livres para escolher.
Deus concedeu-nos livre-arbitrio para O escolhermos, ou para O ignorarmos. Para seguir a Sua Palavra ou... as palavras de outros...
Jesus Cristo afirmou ser Ele o caminho para o Pai! Também disse que era um caminho estreito e apertado e que seriam poucos os que entrariam por Ele...
Veio um "espírito" que disse chamar-se "Jesus" e ensinou a Kardec que o caminho para a Salvação era largo e espaçoso... Dois "Jesus" dois caminhos... mas, só o Jesus Redentor, Aquele que morreu por ti e por mim indicou o caminho certo!
E só tu, podes decidir onde vais passar a eternidade, sendo que a Bíblia afirma que:
"Ao homem está ordenado morrer uma só vez; vindo depois disso o juízo. (Hebreus 9: 27)
E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. (Eclesiastes 12:7)
Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. (Jó 7:9)
E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim. (2 Samuel 12:22-23)
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23:43
O espiritismo afirma-se racional e científico, mas a Bíblia ensina-nos que:
"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que de aproxima d'Ele creia que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam. (Hebreus 11: 6)
"... a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. (Hebreus 11: 1)
O Espiritismo é uma das mais antigas religiões existentes.
Resulta do desejo humano de obter informações sobre a vida além-túmulo, bem como da vontade de entrar em contacto com entes queridos que já faleceram.
O Espiritismo Kardecista baseia-se em grande parte na obra de Léon Hippolyte Dénizar Rivail, que em 30 de abril de 1856 assumiu o pseudônimo de "Allan Kardec", por acreditar ser ele uma reencarnação de um poeta celta com este nome. Claro que provar tal coisa é impossível. mas há sempre quem se disponha a creditar...
Publicou no ano seguinte o "Livro dos Espíritos", e caracterizou-se por introduzir no Espiritismo a idéia da reencarnação num conceito diferente do Budismo e do Hinduísmo.
Em 1864 publicou o "Evangelho Segundo o Espiritismo"
O espiritismo afirma:
Possibilidade de comunicação com entidades espirituais desencarnadas.
Crença na reencarnação, como forma de purificação pelo sofrimento e pelas boas obras que praticamos, até atingirmos a salvação.
Crença na pluralidade de mundos habitados, sendo a Terra planeta de expiação.
O progresso pessoal depende unicamente do próprio indivíduo, e acumula-se de encarnação em encarnação.
Deus embora existente é inacessível. O contacto com Deus é feito através de "Guias", ou espíritos que se manifestam através de "Médiuns".
Jesus Cristo não é Deus, é uma entidade muito evoluída que veio a este mundo.
A seguir: O que as Escrituras afirmam sobre estas afirmações?