Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Fé Racional? Mas afinal o que é isto?

Olá a todos!

Graça e paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Ultimamente tenho pensado bastante nos comentários de alguns "Espíritas"que dizem possuir uma "Fé Racional"... E claro, fui procurar algo para falar sobre isso!

Na sua ânsia de "racionalizar" a Fé, Kardec invocou a ciência, mas parece ter-se esquecido (ele ou os espíritos) de que a ciência evoluiria ao ponto de o desmentir! Como já aqui comentei, a fé é ter a firme convicção das coisas que se não vêem! Logo jamais poderá ser provada cientificamente.

 

O que é a Fé?

A Bíblia diz em Hebreus 11:1 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.”
Jesus é a origem da fé. A Bíblia diz em Lucas 17:5

“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.”

 

E em Romanos 10:17

“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.”

 


A verdadeira fé é crer no que Cristo fez por nós como escreveu Paulo na sua carta aos  Romanos 5:1

“Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”

 

Fé é confiar em Deus para tudo:

“Mas o justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” (Hebreus 10:38)


Uma fé fraca pode-se tornar numa fé forte com a ajuda de Deus como nos diz  Marcos 9:24

“Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade.”

Não posso no entanto esquecer a afirmação de um dos maiores cientistas de todos os tempos, Louis Pasteur, que acreditava que a Bíblia era a Palavra de Deus  e que um dia escreveu:

_ Pouca ciência, nos afasta de Deus, muita nos aproxima!

Então, vamos tentar perceber o que há de racional nas afirmações de Kardec?

 

O espiritismo é racional?

A doutrina espírita alega basear-se num conjunto de ideias muito bem sistematizado, sendo, portanto, passível de aceitação racional. Isto precisa de uma resposta. O espiritismo procura firmar-se em três pilares principais: a comunicação com os mortos, a reencarnação e a salvação pela prática das boas obras. Todos esses pilares do espiritismo são condenados pela Palavra de Deus. Sobre a comunicação com os mortos, veja Deuteronómio 18.11-12 e Isaías 8.19,-20. A crença na salvação pela prática das boas obras é amplamente refutada nas Escrituras. Basta ler Efésios 2.8-9; 2 Timóteo 1-9 e Tito 3.5-7. Agora, abraçar a tais doutrinas do espiritismo, claramente condenadas pela Palavra de Deus, é algo racional?

Mas, há outras questões intrigantes no espiritismo. Um delas é o ensino de Allan Kardec de que há outros planetas são habitados:

 

“De todos os globos que constituem o nosso sistema planetário, segundo os Espíritos, a terra é daqueles cujos habitantes são menos adiantados, física e moralmente; Marte lhe seria ainda inferior, e Júpiter, muito superior, em todos os sentidos... Muitos Espíritos que animaram pessoas conhecidas na Terra disseram estar reencarnados em Júpiter”  (O Livro dos Espíritos, capítulo IV, 188, nota 1).

 

Os espíritos também ensinaram a Kardec que "o planeta Marte não tem qualquer satélite, que Saturno só tem um anel formado pelo mesmo material do planeta, e que algumas estrelas como Sírio são milhares de vezes maiores do que o sol" (A Gênese, capítulo VI, 27).

Ao contrário do que os espíritos ensinaram a Kardec, a ciência já descobriu que Marte possui dois satélites, que o anel de Saturno não é formado da mesma matéria do planeta e que Sírio tem um tamanho entre 13 a 15 vezes maior do que o sol.

Tudo isso é racional?

É lógico que não. A verdade é que estamos perante espíritos mentirosos. Diante das informações mencionadas acima, pode-se confiar nos espíritos que influenciaram e revelaram as doutrinas espíritas a Allan Kardec?

A resposta lógica e racional é não. Se os espíritos por trás de Allan Kardec não são confiáveis quando tratam das coisas deste mundo, muito menos o serão ao tratar de coisas espirituais, coisas relacionadas com a salvação da alma e com a vida eterna.

Os espíritos também ensinaram Allan Kardec e outros expoentes do espiritismo como Léon Denis, a atacar a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Kardec declarou:

 

“A Bíblia contém evidentemente narrativas que a razão, desenvolvida pela ciência, não poderia aceitar hoje em dia” (A Gênese, IV, 6).

 

Léon Denis afirmou:

“Daí segue que não poderia a Bíblia ser considerada ‘a palavra de Deus’ nem uma revelação sobrenatural. O que se deve nela ver é uma compilação de narrativas históricas e legendárias, de ensinamentos sublimes, de par com pormenores às vezes triviais"

Ora, usar a Bíblia para basear algumas doutrinas e atacá-la ao mesmo tempo, é racional? Trata-se, no mínimo, de uma contradição. Seria como namorar uma jovem, desejar casar-se com ela e difamá-la.

 

  • Como é que alguém pode afirmar: " a doutrina espírita baseia-se num conjunto de ideias muito bem sistematizado, sendo, portanto, passível de aceitação racional, pois quando Allan Kardec codificou a doutrina espírita, deu-lhe um revestimento científico"?

Se toda a ciência do espiritismo é tão séria como o ensino dos espíritos sobre os planetas que acabámos de ler, creio que estamos conversados...

  • Como é que alguém pode afirmar que o espiritismo usa uma roupagem racional no mundo moderno, se as suas doutrinas dizem ter respaldo na Bíblia e são condenadas pela Palavra de Deus?
  • Porque é que as pessoas não conseguem perceber isso?

 

_ A resposta pode ser encontrada em 2 Coríntios 4.4:

 

“O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.

 

O testemunho das Escrituras Sagradas permanece. A Palavra de Deus afirma categoricamente que só Jesus Cristo pode salvar o ser humano do pecado e do sofrimento eterno (João 14.6 e Atos 4.12).

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Vasco Est. 23.09.2009

    Pois eu digo-lhe que o meu amigo está miutissimo equivocado.
    A ciência ainda não conseguiu provar nada que descredibilize a Bíblia.
    Mas têm-se esforçado muito. Isso têm. Normalmente acabam por encontrar algo que não gostariam de encontrar, como por exemplo durante as escavações nos lugares onde aconteceu o dilúvio e onde se localizou Sodoma e Gomorra.
    Informe-se melhor sobre os trabalhos arqueológicos desenvoldidos e só depois comente, porque assim só mostra o seu desconhecimento.
    Nem sempre o que nos dizem é verdade.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.