A Bíblia, meio de santificação
O Senhor declara que o crente é santificado pela Palavra (Jo 17: 17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
15: 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado).
Ela revela o estado do coração e a necessidade dele ser limpo (Tg 1: 25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, näo sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito).
A Bíblia é a “água” que lava o crente de suas impurezas (Ef 5:26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,).
Aquele que a guarda em seu coração evita o pecado (Sl 119:11 Escondi a tua palavra no meu coraçäo, para eu näo pecar contra ti).
A Bíblia foi escrita por homens santos, enquanto Deus os inspirava e guiava, por intermédio do Espírito Santo (2Pe 1: 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo).
Ela nos ensina, principalmente, o que precisamos crer a respeito de Deus e quais os deveres que Ele exige de nós.
A Bíblia revela os princípios pelos quais Ele nos julgará e demonstra o supremo padrão pelo qual devem ser averiguados todos os comportamentos, credos e opiniões dos homens.
Para sermos santos, que é uma exigência de Deus para seus filhos (1Pe 1:16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.), é preciso conhecer a Deus e este conhecimento é revelado ao homem nas páginas do sagrado livro.
Assim, a Bíblia é necessária para a santificação.