A Bíblia condena os actos homossexuais em si?
Em Deuteronómio 23:17, lemos: "Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel." Ora, no contexto em que este versículo se encontra, a homossexualidade só foi condenada por se relacionar com a idolatria?
PROBLEMA: Aqueles que defendem a homossexualidade argumentam que a condenação bíblica da prática foi por causa
das prostitutas cultuais e das práticas homossexuais que havia nos templos idolatras (Dt 23:17). Assim, insistem em dizer que a homossexualidade em si não é condenada, mas que apenas os actos homossexuais associados à idolatria, tais como os praticados pelas prostitutas do templo (1 Reis 14:24) o são.
SOLUÇÃO: As práticas homossexuais não são condenadas na Bíblia simplesmente por terem sido relacionadas com a idolatria. Isso é evidente por várias razões:
Primeiro, a condenação das práticas homossexuais com frequência é feita fora de qualquer contexto da prática da idolatria:
"Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;" Levítico 18:22
"Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro." Romanos 1:26,27
Segundo, quando a homossexualidade é associada com a idolatria (tal como a prostituição cultural, no templo), as duas coisas não são ligadas em essência. São apenas pecados concomitantes, mas não há uma equivalência entre eles.
Terceiro, o pecado da infidelidade sexual, com frequência, é usado como uma ilustração da idolatria (por exemplo, Oséias 3:1; 4:12), mas ele não tem necessariamente uma conexão com ela. A idolatria é uma forma espiritual de imoralidade. Mas a imoralidade é errada, mesmo no caso de não ter conexão alguma com nenhuma forma de idolatria.
Quarto, a idolatria pode levar à imoralidade (cf. Rm 1:22-27), mas são pecados diferentes.
Quinto, até mesmo os Dez Mandamentos fazem distinção entre a idolatria (Primeira Tábua da Lei, Êxodo 20:3-4) e os pecados do sexo (Segunda Tábua da Lei, Êxodo 20:14,17).
Do livro: MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e"Contradições" da Bíblia
Norman Geisler - Thomas Howe