Amar o Próximo?
Amado espírita:
Se você prefere entender que estou apenas a criticar a crença alheia, nada posso fazer para mudar a sua opinião.
Você diz que o Diabo não manda fazer o bem e amar o próximo? Você não ama o próximo como Cristo nos diz para amar. Você apenas faz boas obras para aliviar o carma numa outra vida, ou ganhar méritos. Isso não é amor, é interesse próprio.
Mais, segundo a doutrina espírita, quem sofre é porque merece, porque fez coisas muito más noutras vidas e está a pagar por isso, a fim de expiar a culpa, certo? Logo, se você faz o bem a pessoas que merecem sofrer e estão a progredir através do sofrimento, que nada mais é do que uma escolha delas mesmas, está a atrasar a evolução delas em favor da sua !?
Isso é egoísmo! Se para si, isto não faz sentido, então, você não conhece a doutrina espírita e os seus ensinos.
Só o facto de você apregoar as boas obras que faz já é uma exibição de orgulho e uma exaltação do ego. Além disso, é desobediência a Jesus Cristo:
"Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente." Mateus 6:1-4