Conceitos Espíritas Diabólicos - 2
Para parecerem intelectualmente evoluídos e conhecedores da Bíblia, os espíritas pinçam textos, retiram-nos do contexto e dizem coisas como esta:
Um espírita escreveu num comentário feito aqui:
"Outras situação que colocarei abaixo, pois se realmente a Biblia no seu contexto geral, sem tirar uma vírgula, terá que usada acima das leis dos homens, pois a lei de Deus é maior correto? vamos lá:
Gêneses 17, 9-11: Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações. Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência: todo macho entre vós serás circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós. Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardareis a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.
Gêneses 17, 14: - O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo; quebrou a minha aliança.
TODOS QUE ACHAM QUE A BLIBLIA É A PALVRA DE DEUS É CIRCUNCIDADO?"
RESPOSTA BÍBLICA:
Quanta ignorância acerca do significado da circuncisão...
Deus fez um pacto, ou contrato com Abraão. Os termos eram simples: Abraão teria que obedecer a Deus e circuncidar todos os machos que havia em sua casa, e Deus abençoaria Abraão como de facto abençoou (antes e depois de se circuncidar).
Porque é que Deus requereu a circuncisão?
1_ Como sinal de obediência a Ele em todos os aspectos.
2 _ Como sinal de pertencer ao povo com quem Deus fizera um pacto. Uma vez circuncidado, não havia retorno, o homem seria identificado como um judeu para sempre.
3 _ Como símbolo de "tirar" a velha vida de pecado, purificando o coração e dedicando-se a Deus.
A circuncisão, acima de tudo, separava o povo de Deus dos seus vizinhos pagãos. Nos dias de Abraão, isto era essêncial para desenvolver a pura adoração ao Único Deus Verdadeiro.
Todos aqueles que não se submetessem à circuncisão, eram desobedientes e não aceitavam fazer parte do pacto de Deus com o Seu povo.
Hoje, para sermos filhos de Deus e para crêr na Sua Palavra, não precisamos ser circuncidados porque Jesus, o Filho de Deus, cumpriu toda a lei em nosso lugar e concede-nos a verdadeira circuncisão, não do prepúcio, mas do coração.
O apóstolo Paulo escreveu:
"É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide. A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus." (1 Coríntios 7:18-19); "Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura." (Gálatas 6:12-15).
A cerimónia da circuncisão era uma parte importante do relacionamento dos judeus com Deus. De facto, a circuncisão era ordenada por Deus para todos aqueles que desejavam segui-Lo (Génesis 17:9-14). Mas depois da morte de Cristo, a circuncisão não é mais necessária (ler Atos 15).
Na sua carta aos Romanos, Paulo ensina:
" Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;" (Romanos 4:9-11).
Paulo estava a dizer aos cristãos de Roma que não foram os rituais da circuncisão que trouxeram recompensa a Abraão; ele já havia sido abençoado muito antes de a cerimónia ser introduzida. Abraão tornou-se agradável a Deus pela sua fé, antes mesmo de ter sido circuncidado. Deus chamou--o quando ele tinha 75 anos (Génesis 12:1-3) e a circuncisão foi intituída quando ele tinha 99 anos de idade (Génesis 17:1-14).
Paulo também explicou aos Gálatas:
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." (Gálatas 5:2-4)
O que é que isto quer dizer?
Quer dizer que, em Cristo somos herdeiros de uma nova Aliança. Ele morreu para nos libertar do pecado e de uma longa lista de leis e regulamentos. Por isso, o peso da lei mosaica não foi colocado sobre os cristãos, filhos da Nova Aliança.
Tentar alcançar a salvação através da obediência à lei ou através da graça divina são duas coisas completamente diferentes. A expressão "Cristo de nada vos aproveitará" significa que a provisão de Cristo para a nossa salvação não nos ajudará se estivermos a tentar alcançar a salvação por nossa conta e risco. Obedecer à lei não torna a salvação mais fácil. Tudo o que podemos fazer é aceitar a maravilhosa dádiva de Deus pela fé. Nossa obras religiosas jamais deverão ser usadas para alcançar o favor de ou o amor de Deus. Elas só prestam se forem realizadas como o efeito natural da acção do Espírito Santo na nossa vida.
E aos Colossenses, Paulo escreveu: "No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;" (Colossenses 2:11).
Percebemos através da Palavra de Deus que os homens judeus eram circuncidados como um sinal da sua aliança com Deus. Também percebemos que, com a morte de Cristo em nosso favor, a circuncisão não é mais necessária. Agora, o nosso compromisso com Deus está escrito no nosso coração e não no nosso corpo.
Nenhum ritual nos autorga méritos especiais perante Deus.
À luz da Palavra de Deus, só o Espírito Santo pode revelar a Palavra de Deus ao coração do homem e regenerá-lo, seja ele circuncidado ou não!
Usei a Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal para responder aos conceitos espíritas.