Cristo em nós
«A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.» (Colossenses 3:16)
A Palavra de Cristo é-nos dada em primeiro lugar: «A palavra de Cristo habite em vós abundantemente». Lendo-a, proclamando-a, explicando-a, considerando as suas implicações, tudo isto deve formar a base do culto. A proclamação da Palavra de Deus foi restaurada pela Reforma ao seu próprio lugar, ao centro do culto.
Nalguns círculos evangélicos é posta maior ênfase na adoração do que na pregação, a qual tende a ser negligente. Mas não pode haver verdadeiro culto aceitável a Deus sem o conhecimento da sua vontade; não pode haver verdadeira vida espiritual fora da revelação divina, a Palavra de Cristo.
A vida cristã é "Cristo em nós", mas, a presença de Cristo em nós não acontece através de uma experiência mística, mas sim através do ensino bíblico. Só a Palavra de Cristo, fielmente pregada, pela acção do Espírito Santo que a inspirou, transforma gradualmente o Cristão à semelhança e carácter de Cristo.