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Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

E SE DEUS...

 

Há textos muito difíceis na Bíblia… Textos que, ao dar a soberania total ao seu Autor, contendem com o nosso ego e nos ofendem.

Um dos textos que me confundiu mais do que qualquer outro é Romanos 9. O texto em si nem é nada confuso. Lê:

 

"Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):
Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.
Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
Que são israelitas, dos quais é a adopção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;
Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.
Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.
Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;
Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor.
Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo;E amada à que não era amada.
E sucederá que no lugar em que lhes foi dito:Vós não sois meu povo;Aí serão chamados filhos do Deus vivo.
Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
E como antes disse Isaías:Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara descendência,Teríamos nos tornado como Sodoma, e teríamos sido feitos como Gomorra.
Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.
Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço;
Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo;E todo aquele que crer nela não será confundido." Romanos 9:1-33

 

É bastante fácil de entender, não é? O que o torna complicado é a inovação que parece conter.

Não é uma passagem sobre a qual se pregue com frequência (acho que nunca ouvi pregar acerca dela), de modo que, quando nos deparamos com ela, podemos sentir‐nos confusos.

Então, e porque o que está escrito nos parece ofensivo, perguntamos: “será que o texto diz o que parece dizer?”ou “se o que está escrito sobre Deus é verdade, porque é que nunca ninguém me disse nada?” Será que a leitura do texto nos deixa envergonhados?

Talvez não consigamos lidar com um Deus que é totalmente livre para fazer o que entender…Por isso, Paulo faz uma pergunta necessária:

 

E se?

"E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos da sua ira, preparados para a destruição? Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas da sua glória aos vasos da sua misericórdia, que preparou de antemão para glória[?]" (Romanos 9:22‐23)

 

E se?

E se Deus decidiu fazer isso? E se Deus, o Criador soberano do universo, decidiu criar “vasos da ira preparados para a destruição” E se Ele fez isso com o propósito de “mostrar a sua ira” e “tornar conhecido o seu poder” E se for essa a sua maneira de mostrar àqueles que salva a amplitude da sua glória e misericórdia? O que é que tu vais fazer se Deus optou por fazer assim? Vais recusar‐te a acreditar n’Ele? A ser um “vaso da sua misericórdia”?

Faz algum sentido? Deixarias de O seguir só porque Ele não corresponde à ideia que te incutiram desde sempre? Acreditas mesmo que o teu senso de justiça é melhor do que o d’Ele? Faz algum sentido? É uma atitude sábia?

 

E se?

É uma pergunta investigativa que nos força a ver como a nossa lógica é presunçosa. É outra maneira de perguntar: _ Qual é a dimensão do conceito que eu tenho sobre Deus?

 

Adaptado do Livro:

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