Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Blog d'espiritismo _ A verdade

Não há, pois, como considerar Cristão, alguém que não crê no sacrifício que o Deus Vivo fez por nós. Desta forma, como filhos de Deus , devemos tomar cuidado com seitas que se dizem Cristãs, mas que são a mais pura deturpação da verdade.

Pensem comigo:

_ Será que Deus seria justo ao destinar seres humanos a sofrer castigos por faltas que nem sequer imaginam ter cometido?

 

_ Como é que essas pessoas podem arrepender-se de erros que desconhecem e mudar de rumo não voltando a cometer os mesmos erros?

 

_ Qual a justiça de um Deus que cria pessoas imperfeitas e atrasadas e depois as castiga por causa do defeito de fabrico?

 

Como se tudo isto não bastasse, a reencarnação e a lei do carma chocam-se brutalmente com outro pilar do espiritismo: “fora da caridade não há salvação”.

 

Vejamos:
Segundo diz a lei do carma, todas as maleitas que sofremos no presente, foram contraídas numa existência passada e têm que ser pagas nesta, ou noutras existências futuras. O objectivo dos “pagamentos” é atingir a purificação total e completa, terminando assim o vai-e-vem. Na prática, se a doutrina kardecista fosse verdadeira, entrava em contradição consigo mesma e deixava de o ser! Como?

 

Pensem comigo: _ Se todos reencarnam para pagar o mal que fizeram numa existência anterior e se todo o sofrimento é uma consequência do mal cometido em vidas passadas, o melhor que pode acontecer é que os tais sofram as consequências devidas a fim de liquidarem a conta e serem purificados, certo?
Então, ninguém deveria fazer caridade a quem está em pleno processo de purificação porque, caso o faça, atrasa o aperfeiçoamento daquele espírito e, condena-o a mais umas quantas existências. Parece-vos lógico?

 

O problema é que, quem não faz boas obras atrasa o seu próprio processo de purificação visto que, não praticando a caridade, não alcançará a salvação, porque como ensinou Kardec: “fora da caridade não há salvação”. Confusos? Ora vejam o que diz “O Livro dos Espíritos”:

 

Kardec pergunta: Quesito 814. Porquê Deus concedeu a uns a riqueza e o poder e a outros, a miséria?
O espírito responde: — Para provar a cada um de uma maneira diferente. Aliás, vós o sabeis essas provas são escolhidas
pelos próprios espíritos, que muitas vezes sucumbem ao realizá-las.”

 

Então, para que servem as boas obras? Para atrapalhar os pobres espíritos em evolução?
Não entendo... Porque é que os espíritas ajudam aqueles que escolheram viver na miséria!? Não estarão assim a privá-los de se purificar e a atrasar o seu aperfeiçoamento?
Não devemos respeitar a liberdade de escolha de cada um?

 

1508208_1560831524197057_9021964608491244985_n.jpg

 

6 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria Helena 11.05.2015

    Justificação é a obra que Cristo realizou pelos filhos de Deus na cruz!
    É Ele que nos justifica! E, também é Ele que nos capacita a viver de acordo com os seus ensinos! E sim! Ele diz que devemos amar a Deus e prestar-lhe culto todos os dias porque Ele é Deus! Ninguém que ama verdadeiramente a Deus, que foi salvo por Cristo dos seus pecados, age de forma contrária ao que Ele ensinou sem que precise de se arrepender. Não somos salvos pelas boas obras, mas sim para as boas obras.

    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
    Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
    Efésios 2:8-10
  • Sem imagem de perfil

    Rui Campos 11.05.2015

    Paulo estava a comentar sobre as "obras da lei" os 613 mandamentos judaicos que realmente não justificam.
    Muitos realmente fazem confusão com estes e as obras que justificam, das quais seremos julgados.
  • Imagem de perfil

    Maria Helena 11.05.2015

    Ó Rui... a sério?
    Paulo estava a falar das obras da lei?
    Todas as obras que os homens fazem debaixo da lei (sem Cristo), são obras da lei! E, como diz Isaías:

    "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam." (Isaías 64:6)

    Só quando entregamos a nossa vida a Cristo e somos justificados pelos eu sangue derramado na cruz, passamos a fazer obras que agradam a Deus porque são feitas em Cristo! Nenhuma obra nos justifica. O julgamento dos salvos, nos quais serão julgados pelas obras que fizeram, é só para efeitos de galardão e não de salvação. Paulo explicou isso também:

    "E, se alguém sobre este fundamento [Cristo] formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
    A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
    Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
    Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?"
    1 Coríntios 3:12-16

    O julgamento que enviará os homens para o inferno, não tem nada a ver com as obras, mas sim com o que eles decidiram fazer com a graça de Deus _ a salvação em Cristo.

    Deus o abençoe!
  • Sem imagem de perfil

    Rui Campos 11.05.2015

    Não há muito o que comentar sobre a diferença entre as obras da lei e as obras que justificam, pois pelas obras seremos julgados.

    Mat 5:16 Deixem que ela brilhe para todos; e que as boas obras de vocês brilhem para serem vistas por todos, de tal maneira que louvem o Pai celeste”.

    Mat 16:27 “Porque Eu, o Filho da Humanidade, virei com os Meus anjos na glória de Meu Pai, e julgarei cada pessoa de acordo com as suas obras”.

    Act 10:4 Cornélio ficou olhando para ele, cheio de medo. ""Que quer o senhor? "" perguntou ao anjo. O anjo respondeu: ""As suas orações e suas obras de caridade foram observadas por Deus!

    Jas 2:17 Assim também é a fé: sem as obras, ela está completamente morta.

    Jas 2:20 Insensato, quer ver como a fé sem as obras não tem valor?

    Jas 2:26 De fato, do mesmo modo que o corpo sem o espírito é cadáver, assim também a fé: sem as obras ela é cadáver.

  • Imagem de perfil

    Maria Helena 12.05.2015

    Rui:
    A palavra de Deus é um todo. Isolar versículos para tentar basear ensinos falsos, não é o melhor caminho.
    Sem a fé as obras são mortas e sem as obras a fé é morta. Paulo e Tiago nunca ensinaram coisas diferentes. Tiago só alertou aqueles que achavam que estavam salvos e que, por isso, não precisavam fazer boas obras, nada mais.

    A salvação continua a ser pela fé e a produzir o desejo de fazer boas obras em todos aquele que é salvo e reflecte a imagem do seu Salvador.
    Como Paulo ensinou:

    "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:8-10)

    Percebe?
    E já agora, sabe que a carta de Tiago é anterior à carta de Paulo aos Efésios?

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.