Sr. Francisco - http://blog-espiritismo.blogspot.pt/
No início deste blog, um espírita, o sr. Francisco, que é um dos autores do http://blog-espiritismo.blogspot.pt/, publicou este comentário:
"Olá a todos(as).
Sou um dos autores do Blog de Espiritismo (o tal que penso eu, serviu de inspiração para este blog da D. Maria Helena).
Leio este espaço desde o primeiro dia da sua existência e como devem calcular não concordo com a maioria do que vai sendo escrito, mas como sou um defensor da liberdade não fiz qualquer comentário, nem mencionei a sua existência no Blog de Espiritismo. Porquê?
Em 1º lugar porque neste momento cada post ali colocado é lido através de feed por mais ou menos 500 pessoas logo no 1º dia, fora as trezentas e muitas visitas que o blog tem em cada 24 horas... corria-se o risco de este blog ser inundado por comentários de protesto, soava talvez a guerrilha e o espiritismo apela à paz.
Depois porque não concordo que se entre em blogs que defendem ideias contrárias à nossa e se inicie uma disputa (principalmente quando se trata de Deus). Por essa razão, também deixei de responder ao que a D. Maria Helena insiste em ir ao Blog de Espiritismo escrever.
Hoje abri uma excepção para deixar aqui um alerta aos amigos espíritas que comentaram este post. Já se percebeu que a D. Maria Helena segue os ensinamentos de uma igreja evangélica, nada contra, acho até que temos muito mais em comum do que diferenças.
Também já se percebeu, como infelizmente é habito na maioria das igrejas evangélicas, que a Doutrina espirita é incompreendida e é activamente condenada neste meio.
Como sabem, o que não falta na Internet são espaços como este, onde os argumentos anti espiritismo se vão repetindo, onde por mais que se diga que o espiritismo luta contra as crendices da adivinhação, oráculos, trabalhos, mezinhas, etc... insistem em não nos ouvir e a continuar a dizer que todas essas coisas são espiritismo, em inventar altos espiritismos, baixos espiritismos, espiritismos kardecistas, etc. Meus amigos, isso não importa.
Como sabem, o espiritismo não defende que é dono da verdade absoluta, existem muitos caminhos para chegar a Deus (desculpe Maria Helena, bem sei que não concorda com os muitos caminhos para chegar a Deus, mas é a minha opinião).
Quem tiver interesse em aprofundar o que é de facto espiritismo, que ideias defende, os argumentos contrários ao que se lê em espaços como este, tem inúmeros sites na net para o fazer, só no Blog de Espiritismo tem praticamente mil posts com os mais variados assuntos.
É nesses espaços que devem gastar as vossas energias, estudando, divulgando, ao mesmo tempo que são tolerantes para quem tem ideias contrárias.
Todas as religiões são úteis para a humanidade, desde que apelem ao bem, se perdem tempo rebaixando e condenando o espiritismo, o problema não é nosso, além do mais, lembrem-se do auto de fé de Barcelona, o que aparentemente seria a machadada final no espiritismo na Espanha, foi afinal o grande "bum" na sua divulgação. :)
Em resumo, o espiritismo defende-se a ele próprio com a lógica dos seus alicerces, obviamente que todos nós temos direito em escrever respostas de defesa quando lemos coisas que não correspondem ao que é o espiritismo, mas não percamos tempo demais com isso... já mostrámos à respeitável Maria Helena a nossa opinião nos comentários que nos fez no Blog de Espiritismo, escrevemos posts de propósito a explicar o nosso ponto de vista... insiste em escrever artigos que deturpam o espiritismo?... temos pena, mas as atitudes ficam com quem as tem. Grande abraço," - Francisco
Passados alguns anos, olhando para a resposta que lhe dei na altura, percebo que não disse algumas coisas importantes. Por isso, gostaria de completar a resposta que então lhe enderecei:
"Sr. Francisco:
O facto de há cerca de um mês ler o que é publicado aqui e de tentar contrariar isso lá no blog onde eu (ou qualquer outro cristão) estou impedida de comentar, já é um péssimo cartão de visita.
Como vê, aqui não existe medo do que o Sr. possa dizer ao contrário do que se passa por lá. As suas desculpas esfarrapadas para o que realmente se passou no blog do qual é um dos autores, são percebidas facilmente por todos aqueles que acompanharam o desenrolar dos acontecimentos.
Enquanto pensou que lidava com alguém que tinha pouco conhecimento da Palavra de Deus (e tenho, porque ela se renova a cada manhã) e da doutrina divulgada naquele espaço, foi apresentando argumentos, usando alguma ironia e tentando ridicularizar os comentários que se iam fazendo.
Quando lhe faltaram argumentos para explicar os textos bíblicos deturpados pela sua doutrina, deixou o seu último comentário jocoso e bloqueou os meus não os tornando visíveis como se eu tivesse ficado sem argumentos! Certo?
Foi por isso que criei este blog, para continuar a explicar às pessoas que acompanhavam a "conversa" aquilo que o Sr. me impediu de fazer lá. É lógico que o Sr. pode bloquear quem quiser, mas, então, sejam honestos e não digam lá no blog que TODOS podem deixar as suas opiniões desde que sejam educadas e não usem linguagem obscena, porque é mentira.
Engana-se redondamente quando diz: "a D. Maria Helena segue os ensinamentos de uma igreja evangélica," com o propósito de dizer que é a igreja que frequento que me leva a escrever o que escrevo acerca da doutrina espírita. É a Bíblia, a Palavra de Deus, que me dá bases e certezas sobre a proveniência satânica da doutrina kardecista e não uma "igreja evangélica".
Confesso que não o entendo! Primeiro diz: "temos muito mais em comum do que diferenças com os evangélicos!", logo a seguir contradiz-se: "a doutrina espírita é condenada na maior parte do meio evangélico"?
Em que ficamos? Parece-me confuso...
_ Porque será que o meio evangélico condena a doutrina espírita? Eu creio que é porque a sua doutrina usa a Bíblia, livro de regra e fé dos cristãos, deturpa-a e tenta a todo o custo descredibilizá-la. E também porque afirma ser cristã, algo que é a mais pura mentira. Espiritismo e cristianismo são incompatíveis.
Diz que o espiritismo "não defende que é dono da verdade"? A Sério? Então, como interpreta as palavras do seu mestre espiritual quando afirma:
"Aproxima-se a hora que, à face ao céu e da terra, terás que proclamar que o espiritismo é a única tradição verdadeiramente cristã, a única instituição verdadeiramente divina e humana."?
Claro que não há muitos caminhos para chegar a Deus! Jesus Cristo (não o "Jesus" de Kardec) afirmou: "Eu sou O caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6). Ele não disse que é "UM" caminho, Ele disse que é "O" caminho. Consegue perceber a diferença?
Já agora, sobre o espiritismo em Espanha, parece que no tempo de Franco havia mais de 100 centros, actualmente parece que há 43 e só 23 são federados!? É esse o "bum" a que se refere?
Escreveu, escreveu, mas só no fim do seu comentário, diz o motivo que realmente o trouxe aqui: Chamar as pessoas para o seu blog onde não podem saber o quem é Jesus Cristo, nem o que Ele realmente veio fazer à terra.
É deveras lamentável que comentários como este sejam "censurados" no seu blog... e é pena que a maioria das pessoas que recebem o "espiritismo" de braços abertos, não conheçam a Bíblia nem o Deus que ela revela!
É verdade que nenhuma religião salva ninguém, mas religiões como o espiritismo conduzem os seus seguidores ao inferno que tanto tentam apagar.
Jesus Cristo alertou-nos que o diabo é astuto e pai da mentira, por isso arranja mil e uma formas de manter cativos aqueles que, sem se aperceberem, lhe caíram nas mãos.
O seu mentor, Allan Kardec, criou um Jesus que ensina uma doutrina completamente diferente do Jesus histórico e Bíblico. Confira comigo:
No livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo VI-5, Kardec registou a palavra de um "espírito", que se fez passar por Jesus, nos seguintes termos:
“Venho, como outrora aos transviados filhos de Israel, trazer-vos a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como o fez antigamente a minha palavra, tem de lembrar aos incrédulos que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinem as plantas e se levantem as ondas. Revelei a doutrina divinal... Mas, ingratos, os homens afastaram-se do caminho reto e largo que conduz ao reino de meu Pai e enveredaram pelas ásperas sendas da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar a raça humana; quer que, ajudando-vos uns aos outros, mortos e vivos, isto é, mortos segundo a carne, porquanto não existe a morte, vos socorrais mutuamente, e que se faça ouvir não mais a voz dos profetas e dos apóstolos, mas a dos que já não vivem na Terra, a clamar: Orai e crede! Pois que A MORTE É A RESSURREIÇÃO, sendo a vida a prova buscada e durante a qual as virtudes que houverdes cultivado crescerão e se desenvolverão como o cedro... Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: (O Espírito de Verdade – Paris, 1860)".
Esse "Jesus” do Espiritismo trouxe uma palavra totalmente diferente do Jesus bíblico. Analisemos:
a) O Jesus bíblico disse que viria com todos os santos anjos para julgar. Os condenados seriam enviados para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos: "E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; (...) Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;" (Mateus 25:31-32,41).
O "Jesus" de Kardec disse: "meu Pai não quer aniquilar a raça humana".
É claro que não. No inferno não haverá aniquilação, "só" sofrimento eterno. Deus não deseja a condenação de ninguém, mas fará justiça segundo a Sua palavra.
b) O Jesus da Bíblia ensinou-nos na história do rico e Lázaro que os mortos não podem ajudar os vivos: "Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." (Lucas 16.19-31).
O "Jesus" de Kardec exorta mortos e vivos a uma mútua ajuda.
c) O Jesus bíblico, através da história do rico e de Lázaro, ensina-nos que devemos ouvir Moisés e os profetas, ou seja, a Palavra de Deus: "Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos." (Lucas 16:29). Já ressurreto, ordenou que o Seu evangelho fosse pregado em todo o mundo: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:15-16)
O "Jesus" de Kardec conclama a todos para não mais ouvirem a voz dos profetas e dos apóstolos, e sim a voz dos mortos.
d) O Jesus bíblico afirmou que a verdadeira ressurreição se dará num momento futuro, e não imediatamente após a morte: "Pois vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua [a de Jesus] voz e sairão" (João 5:28).
Aqui, Jesus fala de ressurreição corporal, idêntica à d'Ele. Ressurreição não é, como entendem os espíritas, a libertação do espírito. Se assim fosse, cada um teria a sua ressurreição individual. Jesus afirmou que haverá um dia determinado para a ressurreição: "Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão." (João 5:25); "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:44); "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:54).
Paulo entendeu o ensino do Senhor Jesus e escreveu: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Tessalonicenses 4:16-17)
O "Jesus" de Kardec declara que a morte é a ressurreição, tentando com isso afirmar que "com a morte do corpo, o Espírito liberta-se para o plano espiritual", o que significaria uma ressurreição.
e) O Jesus bíblico citou estes mandamentos: 1º_ "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento;" 2º_ amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 22.37,39).
Ao contrário do que ensinam os espíritas, estes mandamentos não foram "novos ensinos trazidos pelo Cristo", eles já eram mandamentos no Antigo Testamento: "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor." (Levítico 19:18).
O "Jesus" de Kardec falou de dois mandamentos totalmente diferentes: (a) Os espíritas deverão amar uns aos outros; e (b) todos devem adquirir conhecimento.
f) O Jesus da Bíblia disse: "estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7:14). É evidente que o caminho indicado pelo Espiritismo é largo e que todos o podem trilhar sem dificuldades: sem pecado, sem inferno, sem juízo final, sem necessidade de arrependimento, todos atingirão a plenitude, o clímax, a perfeição, mediante sucessivas reencarnações. É por isso que, em plena contramão do Jesus Bíblico:
O "Jesus" de Kardec disse que o caminho que conduz ao reino de Deus é "reto e largo".
Os kardecistas, no seu desespero de buscarem na Bíblia passagens que legitimem a crença reencarnacionista, citam 1ª Carta de Paulo aos Coríntios 15:50: "E agora digo isto, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus...". Com isso, tentam convencer que não pode haver ressurreição corporal. O problema é que fecham a Bíblia muito cedo e não lêem o versículo seguinte no qual Paulo diz que: "todos seremos transformados". E tudo isso é um mistério como diz o autor da epístola. Mas a Bíblia permite-nos avançar mais um pouco.
A ressurreição é do corpo. O espírito não ressuscita porque não morre. Ressurgir significa tornar a surgir. Não se pode empregar este termo com relação aos espíritos humanos, que não morrem.
"Por ter ressuscitado dos mortos, Cristo é o Espírito que dá a vida. Isso significa que Ele entrou numa nova forma de existência. Ele é a fonte da vida espiritual que resultará na nossa ressurreição. O novo corpo de Cristo, glorificado, agora é adequado à sua nova vida glorificada _ da mesma maneira que o corpo de adão era adequado à sua vida natural. Quando ressuscitarmos, Deus dar-nos-á um novo corpo transformado, eterno e adequado à nossa nova vida, que será eterna." (Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal, pág. 1607).
Retornando ao mistério: os mortos em Cristo ressuscitarão, porém num corpo transformado; um corpo glorioso, poderoso, espiritual, adequado às regiões celestiais.
"Todos nós enfrentamos limitações. Alguns podem ter deficiências físicas, mentais ou emocionais. Alguns podem ser cegos, mas podem ver um novo modo de viver. Alguns podem ser surdos, mas podem ouvir as Boas Novas de Deus. Alguns podem ser paralíticos, mas podem andar no amor de Deus. Além disso, todos têm o consolo de que tais deficiências são apenas temporárias. Paulo disse que todos nós receberemos um novo corpo quando Cristo voltar e que este corpo não terá deficiências, nunca morrerá nem ficará doente. Isso dá-nos esperança no nosso sofrimento."(Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal, pág. 1607). O corpo será o mesmo que desceu à terra, porém revestido de incorruptibilidade e de imortalidade. Por isso, o apóstolo Paulo disse: "os mortos ressuscitarão incorruptíveis" (1 Coríntios 15:52).
São os mortos que ressuscitarão, não os espíritos. A ressurreição dos crentes será a grande vitória sobre a morte. Assim como Cristo venceu a morte, nós, com Ele, também a venceremos "E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória." (1 Coríntios 15:54).
Claro que o que está escrito neste comentário, jamais passará na censura de um blog que divulga uma doutrina diabólica travestida com uma máscara cristã! - Maria Helena